Este Blog retratará o descaso com a Defesa Civil no Brasil; a falta de políticas específicas; o sucateamento dos Corpos de Bombeiros; os salários baixos; a legislação ambiental benevolente; a negligência na fiscalização; os desvios de donativos e recursos; os saques; a corrupção; a improbidade; o crime organizado e a inoperância dos instrumentos de prevenção, controle e contenção. Resta o sofrimento das comunidades atingidas, a solidariedade consciente e o heroísmo daqueles que arriscam a vida e suportam salários miseráveis e péssimas condições de trabalho no enfrentamento das calamidades e sinistros que assolam o povo brasileiro.

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

EXÉRCITO CONTRA A DENGUE

REFORÇO DE PESO. Exército vai às ruas para conter dengue. Soldados irão ajudar agentes a eliminar mosquito em São Luiz Gonzaga - WAGNER MACHADO, ZERO HORA 21/02/2011

Soldados do 4º Regimento de Cavalaria Blindado irão às ruas para ajudar na eliminação do mosquito transmissor da dengue em São Luiz Gonzaga, no noroeste do Estado. O prefeito em exercício, Mário Meira, reúne-se com o comando do Exército nesta manhã para formalizar o pedido de ajuda.

Comandante do regimento, o tenente-coronel Felipe Ledo Nogueira Alves já confirmou a participação dos militares na prevenção à dengue. Cinco soldados se aliarão aos sete estagiários e sete agentes que já estão atuando. Também pela manhã, a Câmara de Vereadores, em reunião extraordinária, deve aprovar a contratação temporária de mais seis profissionais da saúde.

A confirmação do quarto caso de dengue na cidade, três deles autótocnes (contraídos no Estado), aliado à chuva e ao calor do fim de semana, clima favorável à proliferação do mosquito, tem despertado insegurança nos mais de 34 mil habitantes.

– No sábado, fizemos aplicação de inseticida em quatro bairros. Com ajuda da população, do Exército e com a contratação de novos agentes, eliminaremos o mosquito – afirma Meira.

Presidente do Comitê Municipal de Combate à Dengue, Antônio Sérgio Pacheco pede ajuda a moradores. Para ele, mesmo com auxílio do governo, a eliminação do Aedes aegypti só será possível se a população se conscientizar sobre a prevenção:

– Não existe ação mais eficaz do que cada um limpar o pátio e eliminar possíveis focos. Hoje, recomeça a aula na rede municipal, e faremos trabalho de conscientização com alunos e pais.

Neste ano, já foram notificados 156 casos de dengue no Rio Grande do Sul. Além das quatro ocorrências no município do Noroeste, foram confirmados casos da doença em Guaíba e em Montenegro, ambos contraídos fora de solo gaúcho.

O mutirão

● As atividades se concentrarão nos bairros onde os primeiros casos contraídos no Rio Grande do Sul foram confirmados.

● Agentes municipais aplicarão inseticida em toda a cidade por meio de quatro bombas costais motorizadas.

● Militares visitarão casas e estabelecimentos comerciais para identificar possíveis focos do mosquito da dengue.

Nenhum comentário:

Postar um comentário