Este Blog retratará o descaso com a Defesa Civil no Brasil; a falta de políticas específicas; o sucateamento dos Corpos de Bombeiros; os salários baixos; a legislação ambiental benevolente; a negligência na fiscalização; os desvios de donativos e recursos; os saques; a corrupção; a improbidade; o crime organizado e a inoperância dos instrumentos de prevenção, controle e contenção. Resta o sofrimento das comunidades atingidas, a solidariedade consciente e o heroísmo daqueles que arriscam a vida e suportam salários miseráveis e péssimas condições de trabalho no enfrentamento das calamidades e sinistros que assolam o povo brasileiro.

sexta-feira, 2 de março de 2012

TEMPORAL DANIFICA 300 CASAS EM TAVARES NO RS

MINUTOS DE PAVOR. Município do Sul decretará situação de emergência após chuva e vento fortes - RAFAEL DIVERIO, ZERO HORA 02/03/2012

Com pelo menos 300 casas danificadas – entre residências, prédios públicos e armazéns – a prefeitura de Tavares, no sul do Estado, deve emitir um decreto de situação de emergência hoje em razão de estragos causados pelo forte temporal que atingiu a cidade na quarta-feira à noite. A cidade é a mais afetada pela mudança climática registrada nos últimos dias. Ainda no sul do Estado, uma estrada foi parcialmente interrompida pelo desabamento de parte da pista de uma rodovia.

Segundo o Inmet, os ventos superaram os 125 km/h em Tavares. Moradores afirmam que em pouco mais de um minuto, prédios desabaram, galhos caíram e telhas voaram pelas ruas do município de pouco mais de 5 mil habitantes.

Até o final da tarde de ontem, metade da cidade estava sem energia elétrica e o abastecimento de água permanecia interrompido.

Para suprir as 2 mil telhas danificadas, a prefeitura distribuiu 800 metros lineares de lonas. Três silos de arroz também foram atingidos.

Durante a tarde de ontem, com o fim da chuva, foi possível começar a reconstrução e limpeza da cidade. Cerca de 50 pessoas estão desalojadas. As aulas estão suspensas até segunda-feira por causa do desabamento de parte do telhado de duas escolas.

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) deve iniciar amanhã as obras para recuperar o trecho desabado da rodovia Rio Grande-Chuí (BR-471), no extremo sul do Estado. No final da noite de quarta-feira, parte do acostamento cedeu por causa da chuva forte registrada na região. Desde quarta, a estrada está em meia pista no sentido Rio Grande-Santa Vitória do Palmar na altura do km 592.

Racionamento deve continuar em Bagé

Mesmo registrando índices altos de chuva nos últimos dias, Bagé, na Campanha, manterá racionamento de água de 12 horas em todo o município. Segundo o Departamento de Água e Esgoto (Daeb), o nível das barragens ainda é baixo, impedindo que o abastecimento seja normalizado.

Foram 136 mm de precipitações nos últimos três dias na barragem da Sanga Rasa e 112 mm na do Piraí. Mesmo assim, a primeira aponta 4m10cm abaixo do nível normal e a segunda, 1m80cm.

Estragos também na Região Central

Os temporais de ontem e quarta-feira também provocaram estragos na região central do Rio Grande do Sul. Em Santa Maria, moradores de pelo menos cinco bairros enfrentaram transtornos em razão da chuva.

O temporal que caiu por volta das 7h de ontem alagou trechos de avenidas como Ângelo Bolson e Medianeira. Na Rua Floriano Peixoto, perto da Antiga Reitoria, a enxurrada derrubou o portão da garagem de um prédio residencial. Na Vila Oliveira, várias ruas sofreram alagamentos. Na Rua Guia Lopes, uma família ficou ilhada depois que a rua inundou.

A Defesa Civil de Santa Maria fez ao menos seis atendimentos relacionados a casas destelhadas, ainda ontem. Segundo o agente Peterson Passamani, o órgão distribuiu 80 metros de lona nos bairros Urlândia e Camobi.

– Os outros casos tinham a ver com alagamentos – acrescenta Passamani.

Em São Sepé, entre quarta e ontem, choveu 52mm. O temporal que passou pela cidade destelhou prédios e casas (foto acima).

Em São Gabriel, uma chuva acompanhada de ventos fortes derrubou três casas e destelhou 14 no Assentamento Caiboaté, na tarde de quarta-feira. Ninguém se feriu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário