Este Blog retratará o descaso com a Defesa Civil no Brasil; a falta de políticas específicas; o sucateamento dos Corpos de Bombeiros; os salários baixos; a legislação ambiental benevolente; a negligência na fiscalização; os desvios de donativos e recursos; os saques; a corrupção; a improbidade; o crime organizado e a inoperância dos instrumentos de prevenção, controle e contenção. Resta o sofrimento das comunidades atingidas, a solidariedade consciente e o heroísmo daqueles que arriscam a vida e suportam salários miseráveis e péssimas condições de trabalho no enfrentamento das calamidades e sinistros que assolam o povo brasileiro.

quinta-feira, 3 de julho de 2014

EFEITOS DA CHEIA NO RS COLOCAM MAIS DE 22 MIL PESSOAS PARA FORA DE CASA


Em São Borja (em imagem registrada na terça-feira) são quase 3 mil moradores fora de casaFoto: Adriana Franciosi / Agência RBS




ZERO HORA ONLINE, 03/07/2014 | 07h11


Efeitos da cheia


Em 24 horas, mais do que dobra número de pessoas fora de casa no RS

Conforme balanço da manhã desta quinta-feira, 22 mil estão desalojados ou desabrigados no Estado

por Débora Ely


Nas últimas 24 horas, dobrou o número de pessoas fora de casa em função daenchente nas regiões Norte, Noroeste e Fronteira Oeste. Às 7h de quarta-feira, eram 9.674. Nesta manhã, o Rio Grande do Sul contabiliza 21.928desalojados ou desabrigados. É o maior número desde que os efeitos da cheia começaram a ser sentidos, há uma semana. Conforme o balanço da Defesa Civil do Estado no final da tarde de ontem, 19,6 mil moradores tiveram de abandonar suas residências.

São 5.191 desabrigados (quando necessitam de abrigo municipal) e 16.737 desalojados (que foram para casas de parentes ou vizinhos). Subiu, também, o número de municípios afetados pela enxurrada. Já são 101 cidades atingidas, sendo que pelo menos 35 estão em estado de emergência e duas decretaram situação de calamidade pública (Iraí e Barra do Guarita). A cidade mais afetada é Itaqui, na Fronteira Oeste, com 9.780 moradores fora de casa por conta da cheia. Em São Borja, são 2,9 mil pessoas.

Apesar da trégua da chuva nos últimos dois dias — mas que não foi suficiente para que o nível dos rios baixassem —, o retorno da instabilidade nesta quinta-feira coloca os municípios que já sofrem pela enxurrada em alerta. Deve continuar a chover até domingo, o que pode contribuir para novas cheias. Mesmo quando parou a chuva, o nível do Rio Uruguai seguiu alto porque a água de afluentes chega à Fronteira Oeste. Segundo o geólogo e professor da UFRGS Antonio Pedro Viero, a instabilidade ocorrida em toda a região da bacia catarinense e gaúcha junta-se às registradas nas próprias cidades com cheias, aumentando o nível do rio.

— Isso é costumeiro. Quando chove no norte de Santa Catarina e no Norte do Rio Grande do Sul, os rios desaguam no Rio Uruguai e as águas descem. Elas demoram a chegar, mas, em quatro dias, atingem a Fronteira Oeste. O nível está estabilizado em São Borja, subiu um pouco mais em Itaqui e, em Uruguaiana e Barra do Quaraí, deve começar a subir mais durante dois dias. É que os municípios são muito distantes — explica o coordenador da regional da Defesa Civil em Uruguaiana, capitão Gerson Corrêa de Mello.

Ontem, o Rio Uruguai estava 12,30 metros acima do nível normal em Itaqui. Em São Borja, 17 metros acima e, em Uruguaiana, quase 12 metros a mais.



ZERO HORA 03 de julho de 2014 | N° 17848


CHEIA NO INTERIOR

EFEITO CORRENTEZA. Quase 20 mil estão fora de suas casas no Estado

MAIS QUE DOBROU a quantidade de pessoas atingidas em relação ao dia anterior. A meteorologia prevê retorno da chuva a partir de hoje



O número de pessoas prejudicadas pela enchente no Estado totalizava 19,6 mil no final da tarde de ontem. Conforme dados da Defesa Civil, a maior parte está nas regiões Noroeste e Fronteira Oeste. No dia anterior, 8,3 mil pessoas estavam fora de suas casas.

Os efeitos da chuva agora já são sentidos em 93 municípios gaúchos. Dois (Iraí e Barra do Guarita) decretaram estado de calamidade pública, enquanto outros 35 estão em situação de emergência. A cidade mais prejudicada é Itaqui, a 725 quilômetros de Porto Alegre, onde 9,8 mil pessoas estão desabrigadas. Outros municípios com grande número de atingidos pelas cheias são São Borja (2,9 mil), Porto Xavier (1.382), Porto Mauá (1.005) e Uruguaiana (700).

Conforme a Somar Meteorologia, a chuva deve se espalhar pelo Estado hoje, tornando-se mais intensa sobre as Missões e o Noroeste, quadro que deve prosseguir até o início da semana. O maior volume é esperado para sábado. De acordo com medição feita às 15h, o Rio Uruguai não subiu entre a manhã e a tarde de ontem em São Borja, mantendo-se em 17,3m.

Na Capital, prefeitos e representantes de 89 municípios atingidos pela enchente participaram de reunião com secretários estaduais. No encontro de ontem, o presidente da Federação das Associações de Municípios do Estado, Seger Menegaz, solicitou ao governo a assinatura de decreto estadual de situação de emergência, para facilitar a transferência de recursos federais. Menegaz também pediu ao Piratini a liberação de R$ 100 mil por prefeitura para reconstrução de rodovias.

Na manhã de ontem, foi encontrado o corpo do homem que estava desaparecido desde sexta-feira em Jacutinga, um dos municípios mais atingidos. A suspeita é de que José Lindomar da Silva, 40 anos, tenha sido levado pela enxurrada quando tentava atravessar uma ponte sobre o rio. Em Arroio do Tigre, no Vale do Rio Pardo, foi encontrado, no Rio Caixão, o Gol vermelho de um casal que está desaparecido desde a sexta-feira. O casal teria sumido quando tentava atravessar um pontilhão.


PREVISÃO DO TEMPO

IRAÍ -Previsão de chuva para hoje, mas com acumulados baixos (6 milímetros durante o dia), entre o fim da manhã e o final da tarde. Na sexta-feira, ocorrem pancadas rápidas pela manhã. No sábado, não deve chover. No domingo, a chuva volta (volume de até 15 milímetros), permanecendo até segunda-feira.

ITAQUI -Hoje não deve chover. O dia fica nublado. Na sexta-feira, é provável que a chuva volte a atingir a cidade à tarde e à noite, na forma de pancadas. No fim de semana, a chuva será constante no sábado e no domingo, com acumulados de até 30 milímetros.

SANTA ROSA -Hoje deve chover ao longo de todo o dia. Na sexta-feira, o dia começa com chuva até o fim da manhã. À tarde e à noite, não deve chover, assim como no sábado. Mas no domingo o mau tempo volta com força, chegando a 20 milímetros de precipitação.

SÃO BORJA -Previsão de chuva até domingo. Os acumulados maiores devem ocorrer no fim de semana (entre 17 e 18 milímetros). A chuva será contínua ao longo do período, mas acentua-se no fim de semana. Também há alerta para tempestades nos próximos dias na região.

TRÊS PASSOS -Chove na sexta-feira do final da manhã até o fim da tarde, com total de até 6 milímetros. A partir da noite de sexta até a manhã de domingo, não há previsão de chuva. No fim do domingo, volta a chover, com volume de até 11 milímetros.



ESTRADAS COM PROBLEMAS

RODOVIAS FEDERAIS

-BR-153: entre os km 2 e 5, em Marcelino Ramos, rachaduras na pista provocam o bloqueio total da via. Não há previsão de reabertura
-BR-158: no km 317, entre Itaara e Santa Maria, trânsito em meia pista porque o asfalto cedeu, fazendo a circulação de veículos ser alternada entre os sentidos (foto)
-BR-386: meia pista na ponte na divisa entre Rio Grande do Sul e Santa Catarina

RODOVIAS ESTADUAIS
-ERS-126: meia pista no trecho em Marcelino Ramos em razão de queda de barreira no km 188
-ERS-305: balsa não opera em Nicolau Vergueiro, no km 49
-ERS-344: balsa não opera no km 1, em Porto Mauá
-ERS-422: trânsito em meia pista do km 45 ao 50, em Venâncio Aires, devido à queda de barreiras. Interrupção parcial no km 64 por causa da erosão na borda e danos na cabeceira da ponte
-ERS-480: bloqueada totalmente no km 6, em Erval Grande, em razão de rachadura na pista
-ERS-491: a estrada de chão está em meia pista, entre Marcelino Ramos e Coronel Teixeira, devido à queda de barreira no km 3
-ERS-502: interrupção entre os municípios de Novo Cabrais e Paraíso do Sul
-RSC-153: bloqueada em Vale do Sol, entre os km 305 e 307, por causa de queda de barreira
-RSC-472: em Boa Vista do Buricá, totalmente bloqueada no km 102, devido à queda de barreira
-RSC-481: interditada entre os km 141 e 152 devido à queda de barreira. E trânsito em meia pista em trecho no sentido Lagoa Bonita-Cerro Branco, no km 140
-VRS-804: em Silveira Martins, no km 10, em meia pista

Nenhum comentário:

Postar um comentário