Este Blog retratará o descaso com a Defesa Civil no Brasil; a falta de políticas específicas; o sucateamento dos Corpos de Bombeiros; os salários baixos; a legislação ambiental benevolente; a negligência na fiscalização; os desvios de donativos e recursos; os saques; a corrupção; a improbidade; o crime organizado e a inoperância dos instrumentos de prevenção, controle e contenção. Resta o sofrimento das comunidades atingidas, a solidariedade consciente e o heroísmo daqueles que arriscam a vida e suportam salários miseráveis e péssimas condições de trabalho no enfrentamento das calamidades e sinistros que assolam o povo brasileiro.

sexta-feira, 4 de julho de 2014

ENCHENTES CAUSAM DUAS MORTES E ATINGEM MAIS DE 100 MUNICÍPIOS


ZH 04 de julho de 2014 | N° 17849


CHEIA NO INTERIOR.CORRENTEZA FATAL. Enchentes causam duas mortes

UMA PESSOA ESTÁ DESAPARECIDA depois que carro de casal foi arrastado em ponte. Númerode moradores fora de casa permanece estável no Estado, mas há previsão de retorno da chuva



Acheia dos últimos dias causou duas mortes e deixou uma pessoa desaparecida no Rio Grande do Sul. Um homem de 56 anos foi a segunda vítima fatal da chuva no Estado. Após cinco dias de busca, moradores de Arroio do Tigre, no Vale do Rio Pardo, encontraram um corpo que seria de Eracildo Luiz Assmann, 56 anos.

Ele e a namorada, Paula Thom, 23 anos, teriam desaparecido quando atravessavam o Rio Caixão na noite de sábado, voltando da casa de familiares. O carro em que viajavam foi encontrado na quarta-feira, submerso, próximo à ponte de Sítio Novo. Ontem, os bombeiros de Santa Cruz do Sul seguiam em busca de Paula.

Em episódio semelhante, em Jacutinga, no Norte, José Lindomar da Silva, 40 anos, sumiu em um rio também quando retornava da casa de parentes na sexta-feira. A equipe de mergulhadores dos Bombeiros de Passo Fundo localizou a vítima na quarta-feira, a cerca de dois quilômetros da ponte de onde ele teria caído.

Com a trégua da chuva nos últimos dois dias, o nível do Rio Uruguai baixou 13 centímetros ontem em São Borja, ficando em 16,54 metros. Até o fim da semana, as previsões não são animadoras. O mau tempo volta à região hoje e prossegue pelo menos até domingo (veja previsão ao lado).

– Haverá chuva no Estado inteiro até sábado, quando melhora no Norte e no Oeste. Em compensação, nas outras regiões se intensifica, principalmente na Campanha. No domingo, volta a chover com intensidade moderada em todo o Estado – explica a meteorologista Maria Clara Sassaki.

O número de municípios atingidos por cheia subiu de 93 para 110, com 15.094 pessoas desabrigadas e desalojadas. Dois municípios (Iraí e Barra do Guarita) estão em estado de calamidade pública (sem condições de resolver problemas). O ministro da Integração Nacional, Francisco José Coelho Teixeira, definiu que será encaminhado decreto coletivo de emergência para os municípios com situação de emergência homologada pela Defesa Civil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário