Este Blog retratará o descaso com a Defesa Civil no Brasil; a falta de políticas específicas; o sucateamento dos Corpos de Bombeiros; os salários baixos; a legislação ambiental benevolente; a negligência na fiscalização; os desvios de donativos e recursos; os saques; a corrupção; a improbidade; o crime organizado e a inoperância dos instrumentos de prevenção, controle e contenção. Resta o sofrimento das comunidades atingidas, a solidariedade consciente e o heroísmo daqueles que arriscam a vida e suportam salários miseráveis e péssimas condições de trabalho no enfrentamento das calamidades e sinistros que assolam o povo brasileiro.

quinta-feira, 19 de maio de 2011

SACOLAS PLÁSTICAS - NO RS, USO CAIU 20% EM DOIS ANOS

RS MAIS VERDE. Uso de sacolas plásticas caiu 20% em dois anos.Supermercados gaúchos gastam R$ 190 milhões na compra de 1,5 bilhão de embalagens ao ano - LEILA ENDRUWEIT, ZERO HORA 19/05/2011

Os gaúchos reduziram o uso de sacolas plástica para carregar as compras. Em dois anos, deixaram de consumir cerca de 300 milhões de sacolas, uma queda de 20%, segundo a Associação Gaúcha de Supermercados (Agas).

A mudança no comportamento dos gaúchos é atribuída à melhoria da qualidade da sacola plástica (mais resistente, reduzindo número de unidades usadas), à crescente conscientização da população e aos investimentos do setor supermercadista em treinamentos de empacotadores e funcionários.

– Somos favoráveis à implantação de um modelo que já é comum em muitos países europeus, que é a cobrança de um valor simbólico pelas sacolas plásticas nos supermercados. É um caminho para conscientizar a população sobre o consumo responsável do produto – explica o presidente da Agas, Antônio Cesa Longo.

A redução anima, mas o índice poderia ser melhor. De acordo com a Agas, de 3% a 5% dos consumidores são adeptos ao uso da sacola retornável, feita de tecido e oferecida pela maioria dos supermercados por um preço médio de R$ 5.

Nesta semana, em São Paulo, a preocupação com os danos ao ambiente fez os vereadores tomarem uma decisão drástica. Aprovaram, terça-feira, um projeto de lei proibindo o uso dessas embalagens pelos supermercados. Segundo a Associação Paulista de Supermercados, anualmente são consumidas 29,4 bilhões de sacolinhas no Estado de São Paulo, quase 20 vezes o que se consome no Rio Grande do Sul.

CONSCIENTIZAÇÃO - O uso das sacolas retornáveis só será maior quando uma mudança cultural acontecer. Para Darci Bernech Campani, coordenador de gestão ambiental da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), assim como na coleta seletiva, implantada na década de 1990 em Porto Alegre e que ainda não é feita por boa parte da população, o uso das sacolas de tecido também precisará de um tempo para se tornar hábito. As pessoas devem pensar como continuar com os confortos que têm, fazendo isso de uma forma que agrida menos o ambiente, mesmo que para isso tenha de se gastar um pouco mais – diz o professor.

BOM EXEMPLO - Para tentar reduzir o problema ambiental gerado com as sacolinhas plásticas, a Câmara de Vereadores de Porto Alegre aprovou em novembro uma lei que obriga os grandes estabelecimentos comerciais da cidade a utilizarem material de fonte renovável ou reciclável em suas sacolas ou embalagens. A lei foi sancionada em janeiro e os estabelecimentos cuja área comercial seja igual ou superior a 500 metros quadrados terão até janeiro de 2012 para substituir as embalagens comuns pelas recicladas. Caso não seja cumprida a legislação, os comerciantes deverão pagar multa em dinheiro ou até mesmo ter seus alvarás suspensos pela prefeitura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário