Este Blog retratará o descaso com a Defesa Civil no Brasil; a falta de políticas específicas; o sucateamento dos Corpos de Bombeiros; os salários baixos; a legislação ambiental benevolente; a negligência na fiscalização; os desvios de donativos e recursos; os saques; a corrupção; a improbidade; o crime organizado e a inoperância dos instrumentos de prevenção, controle e contenção. Resta o sofrimento das comunidades atingidas, a solidariedade consciente e o heroísmo daqueles que arriscam a vida e suportam salários miseráveis e péssimas condições de trabalho no enfrentamento das calamidades e sinistros que assolam o povo brasileiro.

sábado, 24 de dezembro de 2011

PREVENÇÃO COM MAIS RECURSOS

EDITORIAL CORREIO DO POVO 24/12/2011

Diz um velho ditado que a prevenção é o melhor remédio. Seguidamente, temos notícias de tragédias que decorrem de fenômenos naturais que a ação humana não poderia evitar. Contudo, em muitos outros casos, temos situações que a ação diligente dos gestores públicos e dos órgãos de fiscalização certamente teria sido eficiente. Não poucas vezes, temos a culpa marcada pela negligência, que é o caso em que alguém não faz o que deve e peca pela omissão.

Em Porto Alegre mesmo tivemos o caso de um estudante que faleceu em função de um choque elétrico recebido em uma parada de ônibus, na avenida João Pessoa. Há alguns anos, também na capital gaúcha, ocorreu o óbito de uma estudante de 18 anos quando uma marquise caiu por cima dela na mesma via. A impressão que se tem é que se os responsáveis por avaliar o prédio e fazer a manutenção elétrica do ponto de ônibus agissem no fiel cumprimento de suas funções, essas vidas não teriam perecido.

Mais recentemente, o país inteiro ficou chocado com as centenas de mortes que ocorreram com os desabamentos de terra no estado do Rio de Janeiro. Ficou evidente que as autoridades municipais não cumpriram corretamente suas atividades e não removeram as populações que fizeram suas moradias em área de risco.

Diante desse quadro, vem em boa hora o anúncio de que a Defesa Civil, que tem a função de atuar preventivamente contra flagelos naturais e sinistros, vai receber mais verbas do governo federal. A dotação orçamentária atinge mais de meio bilhão de reais, verbas que deverão ser empregadas para prevenir desastres de grandes proporções. Parte desse montante será usado para reconstruir áreas atingidas.

O contribuinte que quita corretamente seus tributos espera dos administradores bons serviços. Agir celeremente contra tragédias é um deles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário