Este Blog retratará o descaso com a Defesa Civil no Brasil; a falta de políticas específicas; o sucateamento dos Corpos de Bombeiros; os salários baixos; a legislação ambiental benevolente; a negligência na fiscalização; os desvios de donativos e recursos; os saques; a corrupção; a improbidade; o crime organizado e a inoperância dos instrumentos de prevenção, controle e contenção. Resta o sofrimento das comunidades atingidas, a solidariedade consciente e o heroísmo daqueles que arriscam a vida e suportam salários miseráveis e péssimas condições de trabalho no enfrentamento das calamidades e sinistros que assolam o povo brasileiro.

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

BOMBEIROS SÃO PRESOS POR DESOBEDIÊNCIA



Bombeiros são presos por desobediência após protesto no Rio - FERNANDO MAGALHÃES DO RIO - FOLHA.COM, 14/09/2011 - 09h58; Atualizado às 12h55.

O capitão Alexandre Marquesini e o cabo Beneveluto Daciolo, do Corpo de Bombeiros do Rio, telefonaram nesta manhã para familiares avisando que foram presos sob alegação de desobediência e insubordinação.

A Secretaria de Defesa Civil do Rio de Janeiro e o Corpo de Bombeiros informou, em nota, que as prisões ocorreram em função da "recusa [dos bombeiros] de se retirarem da porta do Palácio Guanabara, sede do governo do Estado, após diversas solicitações".

Os dois detidos estão no Grupamento Especial Prisional do Corpo de Bombeiros, em São Cristovão, na região central do Rio.

De acordo com familiares e manifestantes que estavam no local, por volta da 1h desta quarta, o coronel Ronaldo Jorge Alcântara, subcomandante dos Bombeiros, e o corregedor da corporação, coronel Marcos Tadeu Vieira, solicitaram a presença dos dois no Palácio. Ali os dois foram detidos.

Ainda segundo os manifestantes, um grupo de bombeiros teria partido da Alerj (Assembleia Legislativa do Rio), no centro, na noite de ontem, para o Palácio Guanabara, em Laranjeiras. Ali ficaram em protesto quando foram informados por PMs que deveriam deixar o local.

Um grupo teria ficado e a maioria, ido embora. Os dois líderes foram presos porque teriam permanecido.

Outras lideranças do movimento devem se reunir para discutir a prisão do capitão e do cabo ainda na manhã de hoje. Desde abril deste ano, os bombeiros do Rio reivindicam melhores salários e condições de trabalho.

OUTRO LADO

Segundo a nota, o procedimento de prisão será encaminhado à Auditoria de Justiça Militar do Estado do Rio, que assumirá a condução do processo, já que se trata de crime militar.

A secretaria de Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros afirmam que a pasta trouxe para a corporação "maior capacidade de interlocução junto ao governo" e que houve a autorização do governador Sérgio Cabral para a concessão da gratificação no valor de R$ 350 mensais. O benefício já contemplaria, desde agosto de 2011, 10.143 bombeiros.

O governador também teria antecipado de dezembro para julho os seis meses de reajustes salariais, chegando a 5,58%. Somados aos reajustes de janeiro a junho deste ano, as categorias passaram a acumular 11,5% de aumento salarial em 2011. Com isso, a faixa salarial de um soldado que completar o triênio (em outubro) chegará a R$ 1.935,00.

Nenhum comentário:

Postar um comentário