Este Blog retratará o descaso com a Defesa Civil no Brasil; a falta de políticas específicas; o sucateamento dos Corpos de Bombeiros; os salários baixos; a legislação ambiental benevolente; a negligência na fiscalização; os desvios de donativos e recursos; os saques; a corrupção; a improbidade; o crime organizado e a inoperância dos instrumentos de prevenção, controle e contenção. Resta o sofrimento das comunidades atingidas, a solidariedade consciente e o heroísmo daqueles que arriscam a vida e suportam salários miseráveis e péssimas condições de trabalho no enfrentamento das calamidades e sinistros que assolam o povo brasileiro.

sábado, 28 de junho de 2014

ALAGAMENTOS, EVACUAÇÃO E AULAS CANCELADAS



ZERO HORA 28 de junho de 2014 | N° 17843

ALAGAMENTOS. Em SC, evacuação e até aulas canceladas

MAIS DE MIL pessoas ficaram desalojadas devido às chuvas, a maioria em cidades da região Oeste



Achuva intensa provocou apreensão, estragos e medidas preventivas em Santa Catarina. A estimativa é de que mais de mil pessoas ficaram desalojadas. A área mais atingida foi a região Oeste, onde a população estava em alerta preventivo diante de possíveis efeitos ontem à noite.

Uma barragem particular em Ponte Serrada estourou em razão do excesso de água, causando risco de enchente. O resultado foi a necessidade de uma evacuação na cidade de Arvoredo, onde cerca de 30 famílias saíram de casa.

Uma das situações mais graves foi em Videira, onde cerca de 200 famílias foram atingidas pelos algamentos. Em Catanduvas, três comunidades do interior ficaram ilhadas após desmoronamentos e o transbordo de um açude.

Em Itapiranga, aproximadamente cem famílias – 500 pessoas – ficaram desalojadas, segundo o prefeito Milton Simon. Elas tiveram de ir para casas de parentes ou ginásios, após a água do Rio Uruguai invadir a cidade. Foram atingidos, ainda, 50 estabelecimentos comerciais, dois postos de saúde e a prefeitura, que alagou.

Alunos das escolas da rede pública estadual de 64 municípios catarinenses não tiveram aula ontem. A suspensão foi preventiva, diante do risco para a segurança e da escassez de transporte.


TRANSTORNOS E ALERTAS

BLOQUEIO NAS ESTRADAS -Quedas de barreiras afetaram a situação de rodovias no Estado. Até ontem à tarde, pelo menos 14 estradas federais e estaduais tinham pontos de interdição. Em algumas delas, o trânsito só estava liberado em meia pista. Em outras, só podiam passar veículos leves.

PREOCUPAÇÃO EM LAGES - Os 160 mil moradores de Lages, na Serra, se preparavam ontem para possível enchente. O Rio Carahá estava a poucos centímetros de transbordar. O alerta foi repassado para pelo menos 10 bairros, onde moradores foram orientados a sair de casa para evitar riscos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário