Este Blog retratará o descaso com a Defesa Civil no Brasil; a falta de políticas específicas; o sucateamento dos Corpos de Bombeiros; os salários baixos; a legislação ambiental benevolente; a negligência na fiscalização; os desvios de donativos e recursos; os saques; a corrupção; a improbidade; o crime organizado e a inoperância dos instrumentos de prevenção, controle e contenção. Resta o sofrimento das comunidades atingidas, a solidariedade consciente e o heroísmo daqueles que arriscam a vida e suportam salários miseráveis e péssimas condições de trabalho no enfrentamento das calamidades e sinistros que assolam o povo brasileiro.

terça-feira, 12 de julho de 2011

AS CURIOSAS SUGESTÕES DA NASA

BEATRIZ FAGUNDES, REDE PAMPA, O SUL, Porto Alegre, Terça-feira, 12 de Julho de 2011.

Como os astronautas que repetem várias vezes o que fazer. Você precisa praticar e ensaiar o seu plano familiar até que se torne uma segunda natureza.

Uma iminente catástrofe global? A Nasa teria postado em seu site dois vídeos no mínimo curiosos. A intenção é ajudar os funcionários a salvar suas respectivas famílias em um plano de resgate em caso de emergência local ou nacional: "Como membro da família Nasa, você fará qualquer coisa para que seus entes queridos estejam seguros, preparará com eles um plano de segurança para ser usado em caso de emergência local ou nacional, quer esteja na Nasa, em casa, ou na estrada.

1 - Para sair do escritório tenha barras de cereais, água, medicamentos, sapatos confortáveis e algumas coisas que lhe permitam aguentar algum tempo.

2 - Em casa, um estoque de sete dias de garrafas de água, comida fácil de preparar e outras coisas que você precise em caso de ruptura prolongada dos serviços públicos. Dar uma atenção extra para lanternas e pilhas, rádio portátil, aquecimento auxiliar e algo para cozinhar os alimentos. Tenha ferramentas para reparações de emergência.

3 - Seu carro deve ter sempre pelo menos metade do depósito cheio. Certifique-se que os níveis de óleo estejam bons e a pressão dos pneus correta.

4 - Um kit de emergência portátil deverá conter cobertores, jogos para as crianças e bastante água engarrafada e barras de cereais. Planejar como entrar em contato com sua família, caso estejam separados.

A missão: 5 - Tenha um contato fora do Estado onde você mora. Informações atuais e confiáveis não estarão necessariamente disponíveis, então use seu bom senso para avaliar a situação e, quando possível, acompanhe as notícias na TV, rádio e internet.

6 - Se for necessário abrigar-se em casa: - Feche as portas, janelas e aberturas. - Desligue os ventiladores, ar condicionado e aquecimento. - Leve seu saco de emergência e vá para uma peça fechada com tão poucas janelas quanto possível.

7 - As circunstâncias podem fazer com que você tenha que deixar a sua casa de urgência: - Escolha vários destinos em diferentes direções. Mas primeiro, esteja pronto para se encontrar numa casa ou noutro lugar num local pré-determinado fora do seu bairro. - Desligue a água e gás. - Ter rotas de evacuação alternativas, especialmente se você não tiver carro, informe-se sobre outros modos de transporte. - Leve seu saco de emergência, fechar a porta à chave. - Lembre-se que o depósito deve estar pelo menos meio. - Leve seus animais de estimação, mas lembre-se que nos centros de acolhimento apenas os animais de "serviço" são aceitos. Missão de Segurança - Prepare suas listas e os seus equipamentos de emergência. Confira o que você tem e vá comprar o que precisa.

Quando possível, pegue suplementos, como pilhas, porque alguns itens essenciais poderão não estar disponíveis no seu local de destino. Não espere, vá às compras hoje. É claro que, nenhum plano funcionará se as pessoas não souberem o seu papel: para onde vou quem vou encontrar etc. Garantir que todos saibam o que fazer em qualquer cenário.

Iniciar - Ponha o seu plano em prática. Como os astronautas que repetem várias vezes o que fazer. Você precisa praticar e ensaiar o seu plano familiar até que se torne uma segunda natureza. Que tal? Possuirão alguma informação que não temos? Prefiro não conferir!

FONTE: http://www.nasa.gov/centers/hq/emergency/personalPreparedness/index.html.

Nenhum comentário:

Postar um comentário