Este Blog retratará o descaso com a Defesa Civil no Brasil; a falta de políticas específicas; o sucateamento dos Corpos de Bombeiros; os salários baixos; a legislação ambiental benevolente; a negligência na fiscalização; os desvios de donativos e recursos; os saques; a corrupção; a improbidade; o crime organizado e a inoperância dos instrumentos de prevenção, controle e contenção. Resta o sofrimento das comunidades atingidas, a solidariedade consciente e o heroísmo daqueles que arriscam a vida e suportam salários miseráveis e péssimas condições de trabalho no enfrentamento das calamidades e sinistros que assolam o povo brasileiro.

sexta-feira, 22 de julho de 2011

O DRAMA DOS FRAGELADOS


ZERO HORA 22/07/2011

As enchentes espalharam dramas pelo Estado ontem. No Vale do Rio Taquari, em Encantado, a aposentada Írica de Souza guardava o que restara da casa alagada embaixo de uma lona, exposta no meio da rua, no bairro Navegantes. O patrimônio que conseguiu salvar: algumas roupas, uma mesa e dois colchões.

– É sempre assim, a gente compra uma coisa nova, vem a chuva e arrebenta tudo – lamentava.

Encantado foi uma das cidades mais castigadas pelas cheias. Mais de 2 mil pessoas tiveram de ser transferidas para a residência de parentes e ginásios de esportes. Na vizinha Lajeado, a Defesa Civil passou a noite acionando sirenes, para avisar os habitantes em áreas de risco. Mesmo assim, muitos não acreditaram que a água subiria tanto.

A enchente em Lajeado e Estrela deve ser um das maiores da década. Ontem, às 20h, o Rio Taquari chegava aos 26m70cm, e o nível subia 10 centímetros por hora. Se continuasse a aumentar no mesmo ritmo, segundo o coordenador da Defesa Civil regional, major Vinicius Renner Galvani, poderia alcançar 27 metros – 14 acima do normal. Na cheia de 2001, a maior dos últimos 10 anos, o rio bateu nos 26m90cm.

A atendente de padaria Diana Rodrigues da Silva ajudava a mãe a retirar os bens de casa. Acabou descuidando do próprio lar, alguns metros acima. Perdeu tudo. Só teve tempo de tirar os filhos, um com 10 meses e outro com dois anos.

– Não sei nem por onde começar – dizia, sentada numa cadeira emprestada, no ginásio de Lajeado.

Deslizamentos de terra na Serra

A precipitação de 159 mm de chuva em Gramado, em menos de 24 horas, encharcou as encostas e provocou mais de uma dezena de deslizamentos. Até a tarde de ontem, 13 famílias haviam sido retiradas de suas residências e 12 casas foram interditadas. Em Canela, também houve registro de estragos. Seis casas precisaram ser interditadas por causa da terra que cedeu e ameaçava atingi-las. As famílias foram retiradas preventivamente.

À medida que o rio subia, em São Sebastião do Caí, cada um parecia saber exatamente em que ponto a sua rua seria alcançada.

– Se chegar a 14 metros, entra na minha casa – assustava-se o vendedor Marcelo Flores, 40 anos.

E assim foi. Às 14h, a régua de medição apontava 14m30cm acima do nível normal. E não parava de subir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário