Este Blog retratará o descaso com a Defesa Civil no Brasil; a falta de políticas específicas; o sucateamento dos Corpos de Bombeiros; os salários baixos; a legislação ambiental benevolente; a negligência na fiscalização; os desvios de donativos e recursos; os saques; a corrupção; a improbidade; o crime organizado e a inoperância dos instrumentos de prevenção, controle e contenção. Resta o sofrimento das comunidades atingidas, a solidariedade consciente e o heroísmo daqueles que arriscam a vida e suportam salários miseráveis e péssimas condições de trabalho no enfrentamento das calamidades e sinistros que assolam o povo brasileiro.

terça-feira, 12 de novembro de 2013

A VIDA SUBMERSA PELA ENXURRADA



ZERO HORA 12 de novembro de 2013 | N° 17612

CARLOS GUILHERME FERREIRA

José Arceleu Silva, 58 anos, servente de pedreiro, não é um homem de posses. Mas perdeu tudo pela segunda vez, em menos de três meses.


Ilhado devido ao rompimento do dique que represa o Rio Gravataí, no final de agosto, ele não esperava passar por tamanho dissabor em um intervalo tão pequeno. Desta vez, virou vítima da chuvarada. O relógio marcava 9h, ontem, quando a água invadiu sem cerimônia a pequena casa de dois quartos, na Vila Farroupilha, zona norte da Capital. José Arceleu nada pôde fazer a não ser retirar a mulher, Carlinda, que convalesce de um Acidente Vascular Cerebral. Abrigou-a com uma vizinha.

– Não tenho onde dormir – lamentou, já no final da tarde, quando a água gelada e barrenta batia na altura do joelho.

E, se dormisse, seria em cima de uma cama transformada em ilha e habitada por pilhas de roupas e outros pertences de pequeno porte, além de alimentos. Porque o servente de pedreiro teme arrombamentos, imagina o pior ao pensar na mínima chance de alguém entrar na residência – como aconteceu no episódio do dique – e levar itens a salvo da água.

Neste caso, enquadram-se duas pequenas TVs, um DVD portátil, um ventilador, quatro gaiolas com passarinhos, aparelho de som, um pequeno sofá. Há duas geladeiras, e ambas se foram. Uma delas boia no meio da sala de paredes nem tão brancas e com marcas do nível d’água. A geladeira se move sozinha, agitada pelas ondas provocadas pelos passos dentro do imóvel. O cenário é surrealista. Uma bicicleta junto à porta, água acima das rodas, emoldura a entrada. Ao lado da entrada do quarto, um armarinho de madeira, submerso, espera pelo apodrecimento. Ao vê-lo, José Arceleu se emociona:

– Isso eu ganhei.

Servente quer mudar de casa

Faz pouco tempo, depois da enchente do dique. Agora a tristeza toma contornos de raiva. José Arceleu emenda, quase às lágrimas, que retirou o armarinho do lixo.

E aí ele enfurece. Desafoga o sentimento de quem, pelas próprias palavras, faz parte de uma realidade esquecida na maior parte do tempo – à exceção das eleições. Homem simples, passa a ponderar sobre o sistema político. Questiona a necessidade do voto, considera este instrumento inútil. As visitas – e ele generaliza, reclama de prefeitos, vereadores, deputados – só acontecem em época de eleições.

Ontem, nem pensar. E se alguma autoridade – ou quem quer que fosse – visitasse a casa de José Arceleu, teria de enfrentar uma lâmina de cerca de 40 centímetros de água em um beco, a continuação da Rua Domingos Antônio Santoro, onde nem um jipe consegue entrar. Encontraria uma casa de material, de cor branca e de janelas azuis, com uma pequena cerca de ferro submersa rente à fachada. Ao lado do número, consta – por ironia – uma marcação do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae).

Um pouco mais calmo, José Arceleu afirma pensar em mudança do endereço no qual vive há mais de 30 anos. Imagina dificuldades por falta de dinheiro e, claro, a consequente desvalorização de um local alagado com frequência. Vendê-lo seria difícil. Nem por R$ 10 mil, calcula. E ele novamente ergue o tom de voz e dispara uma frase crua na essência:

– Somos tratados como animais por esses políticos. Não somos tratados como gente.


A DOR EM NÚMEROS


2.948 pessoas foram afetadas pelas chuvas que atingem o Estado desde domingo, conforme o último balanço da Defesa Civil. Destas, 948 estão desabrigadas, e 2 mil, desalojadas.

21 municípios atendidos pela Corsan estavam, até a noite de ontem, com problemas no abastecimento de água Estado.

COMO AJUDAR?

- Por meio da Central de doações da Defesa Civil (51) 3288-6781 ou procurar diretamente a Defesa Civil de cada município.

- O que pode ser doado? Cobertores, travesseiros, colchões, alimentos não perecíveis, leite, roupas de cama e banho, material de higiene e de limpeza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário