Este Blog retratará o descaso com a Defesa Civil no Brasil; a falta de políticas específicas; o sucateamento dos Corpos de Bombeiros; os salários baixos; a legislação ambiental benevolente; a negligência na fiscalização; os desvios de donativos e recursos; os saques; a corrupção; a improbidade; o crime organizado e a inoperância dos instrumentos de prevenção, controle e contenção. Resta o sofrimento das comunidades atingidas, a solidariedade consciente e o heroísmo daqueles que arriscam a vida e suportam salários miseráveis e péssimas condições de trabalho no enfrentamento das calamidades e sinistros que assolam o povo brasileiro.

terça-feira, 12 de novembro de 2013

MORTE, DRAMA E PREJUÍZOS NO RS

ZERO HORA 12 de novembro de 2013 | N° 17612

VANESSA KANNENBERG



CLIMA. Morte, drama e prejuízos



O desaparecimento de uma mãe e um filho em Candelária, no Vale do Rio Pardo, simboliza o drama vivido por milhares de pessoas em todo o Estado desde domingo, quando começou uma chuvarada responsável por inundar casas, desabrigar famílias e desmoronar barreiras e árvores, provocando estragos ainda incalculados.

Em Picada Feltz, localidade que fica no limite de Candelária com Cerro Branco, Vanusa Nunes e o filho Ijalan Jaeger, de um ano e seis meses, sumiram quando as águas do encontro de dois arroios saíram do leito e derrubaram uma estufa de fumo, onde eles estavam, ontem à tarde. Segundo o pai Paulo Jaeger contou ao bombeiro Arzélio Strassburger, ele havia ido buscar o gado com outra filha, e quando retornou já era tarde demais.

– Ele estava muito emocionado, quase não conseguia falar, por isso nem insisti em conseguir informações – conta Strassburger.

Os Bombeiros Voluntários de Candelária foram chamados para prestar socorro, mas devido à força e o volume de água, não conseguiram chegar na estufa – mesmo tendo feito um caminho alternativo, já que no principal duas pontes haviam caído.

– Era surreal, a água passava mais de um metro acima dos escombros, fazendo redemoinhos. Íamos tentar usar um trator, mas não tinha como – conta o comandante da guarnição, Juvenal Benhard.

Uma comitiva formada pelo prefeito, secretários municipais, socorristas do Samu e Brigada Militar se mobilizou para ir até a propriedade, no final da tarde, com duas retroescavadeiras. No final da noite, o corpo de Vanusa foi encontrado, mas as buscas a Ijalan seguem na manhã de hoje.

Pelo menos duas cidades pedem ajuda da Defesa Civil

Fontoura Xavier, no Norte, decretou situação de emergência após contabilizar 45% das residências com destelhamentos. Em Bento Gonçalves, mais de 400 casas foram destelhadas, e cerca de 700 famílias atingidas na área urbana, o que motivou a prefeitura a decretar estado de calamidade pública.

Três escolas de Santa Maria suspenderam as aulas devido aos alagamentos. Na Escola Estadual Cilon Rosa, 1,35 mil estudantes foram para casa. Várias salas alagaram e havia risco de choques elétricos. Segundo o diretor da Escola, Leonardo Gonçalves, é a segunda vez que isso acontece neste ano. No bairro Camobi, uma idosa, com problemas para se locomover, precisou da ajuda dos bombeiros para ser retirada de casa.


OS NÚMEROS. Centenas de famílias sofreram com a chuva

200 milímetros foram registrados em menos de 24 horas desde domingo em Candelária, no Vale do Rio Pardo, que ficou com quase todos os bairros do município alagados.

1 mil pessoas ficaram desalojadas em Quaraí, na Fronteira Oeste. Outras 200 famílas estão desalojadas e foram levadas para dois abrigos da cidade.

2 mil casas foram destelhadas em Fontoura Xavier, no norte do Estado, o que representa 45% das residências do município. A prefeitura decretou situação de emergência.


Estragos e promessas em Caxias

O advogado Gerson Luis Soares Mendes, 40 anos, e a esposa Priscila Rabello, 37 anos, ficaram aliviados, pois a enxurrada que invadiu a casa deles, no bairro Jardim Eldorado, em Caxias do Sul, causou apenas danos materiais.

Um muro de contenção em frente ao imóvel, na Rua 12 de Outubro, cedeu e caiu sobre dois carros estacionados no pátio, situado abaixo do nível da rua. Outro veículo, próximo ao meio fio da rua, desceu com os entulhos. A água invadiu o imóvel de uma só vez e estragou móveis e eletrônicos. Apesar disso, não prejudicou o atendimento do filho Luis Eduardo Beraldin Rabello, seis anos. O garoto sofre de uma doença degenerativa e precisa de cuidado constante com equipamentos hospitalares. O casal tem ainda outro filho, de cinco anos.

– O principal eram as crianças, o resto se compra – afirma Gerson.

A chuva deixou um saldo parcial de 18 bairros afetados e cerca de 70 famílias atendidas no município. No interior, há registros de perdas de até 70% nos parreirais.






Nenhum comentário:

Postar um comentário