Este Blog retratará o descaso com a Defesa Civil no Brasil; a falta de políticas específicas; o sucateamento dos Corpos de Bombeiros; os salários baixos; a legislação ambiental benevolente; a negligência na fiscalização; os desvios de donativos e recursos; os saques; a corrupção; a improbidade; o crime organizado e a inoperância dos instrumentos de prevenção, controle e contenção. Resta o sofrimento das comunidades atingidas, a solidariedade consciente e o heroísmo daqueles que arriscam a vida e suportam salários miseráveis e péssimas condições de trabalho no enfrentamento das calamidades e sinistros que assolam o povo brasileiro.

quarta-feira, 16 de março de 2011

AMEAÇA RADIOATIVA - 50 COMBATENTES ANÔNIMOS DA CATÁSTROFE

THE GUARDIAN, ZERO HORA 16/03/2011

Atingidos por um terrível terremoto, exauridos depois de dias às voltas com uma crescente crise nuclear e preocupados com o fato de que seus entes queridos se encontram a poucos quilômetros da usina atingida, os fatigados trabalhadores na usina de Fukushima 1 devem ter imaginado que um novo dia finalmente traria alívio. Mas foi o contrário.

Entre 50 e 70 empregados – agora conhecidos como os 50 de Fukushima –, todos com vestimenta de proteção, foram deixados na usina de Fukushima para combater uma miríade de problemas. Alguns estão trabalhando nos danos e nos níveis de radiação causados pelas explosões, enquanto outros esfriam reatores com água do mar para tentar evitar um vazamento de radiação potencialmente catastrófico.

Os trabalhadores são o equivalente, na indústria nuclear, aos soldados da linha de frente, expostos a consideráveis riscos enquanto 80 de seus colegas evacuados assistem de uma distância segura. Quinze pessoas no local, incluindo membros da força de autodefesa, foram feridos nas explosões.

Um especialista disse no canal de TV NHK que os trabalhadores enfrentam uma “situação muito grave”. Um nível de 100 mSv por hora poderia causar infertilidade em homens sem equipamento de proteção em um período curto, por exemplo, enquanto outros estudiosos sugeriram que qualquer técnico afetado se recuperaria dos efeitos porque todos seriam retirados em caso de aumento da radiação. A Agência Internacional de Energia Atômica (Aiea) disse que 150 trabalhadores tiveram níveis de radiação monitorados, e 24 haviam passado por descontaminação.

Trabalhadores continuaram a lutar durante a noite, injetando água do mar para resfriar os reatores nas unidade 1, 2 e 3.Poucos podem ser otimistas em relação ao que virá com um novo dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário