Este Blog retratará o descaso com a Defesa Civil no Brasil; a falta de políticas específicas; o sucateamento dos Corpos de Bombeiros; os salários baixos; a legislação ambiental benevolente; a negligência na fiscalização; os desvios de donativos e recursos; os saques; a corrupção; a improbidade; o crime organizado e a inoperância dos instrumentos de prevenção, controle e contenção. Resta o sofrimento das comunidades atingidas, a solidariedade consciente e o heroísmo daqueles que arriscam a vida e suportam salários miseráveis e péssimas condições de trabalho no enfrentamento das calamidades e sinistros que assolam o povo brasileiro.

quarta-feira, 16 de março de 2011

A CIVILIDADE DE QUEM PERDEU TUDO


NO CORAÇÃO DA TRAGÉDIA. A civilidade de quem perdeu tudo - ZERO HORA 14/03/2011

Grande parte dos moradores de Sendai – capital da prefeitura (província) de Miyagi, no nordeste do Japão – perdeu a casa, amigos e familiares, mas, apesar disso, todos conservam um senso de disciplina e civilidade exemplares à espera da comida e da água potável, cada vez mais raros desde o terremoto seguido de tsunami que arrasou a região na sexta-feira. Com uma garrafa nas mãos, uma dezena de pessoas esperava ontem, pacientemente, na fila de distribuição de combustível. Ninguém levantava a voz, não havia ninguém exaltado. A atmosfera era estranhamente calma e ordenada em Sendai.

A onda gigante destruiu a zona costeira. Em meio à lama, o telhado de uma casa se destaca, virado de cabeça para baixo. Mais além, há um monte quase irreconhecível de aço retorcido: cinco automóveis, “fundidos” pela força das águas. Uma geladeira e um sofá parecem ter sido cuidadosamente posicionados no topo de uma montanha de escombros.

– Algumas pessoas perderam toda a família, não têm mais nada – lamenta Miki Otomo, professora de inglês de Sendai.

– A situação continua sendo difícil, mas fazemos o máximo possível para ajudar as vítimas. A ajuda aos sobreviventes é a prioridade, porque a esperança de encontrar pessoas vivas quase desapareceu – afirma Emiko Okuyama, prefeito de Sendai.

O número oficial de mortos na tragédia japonesa subiu ontem para 2,4 mil, conforme a polícia, mas estimativas extraoficiais indicam que 10 mil pessoas teriam perdido a vida. Também ontem, o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), na sigla em inglês) recalculou em 9 a magnitude do terremoto de sexta-feira, contra 8,9 anteriormente. Assim, o sismo japonês passa a ser o quarto mais forte já registrado desde que começaram as medições.

COMENTÁRIO DO BENGOCHEA - Um povo ordeiro que se posta com civilidade em situações graves como esta, respeitando o direitos mais singelos das outras pessoas, tem a nossa admiração. Nas calamidades ocorridas no Chile, nos EUA e no Haiti as forças de defesa civil e policiais se depararam com saques e busca frenética por alimentos. É preciso que o Brasil tenha um código de postura para estes casos, além de um sistema de Defesa Civil preparado para enfrentar todas as situações e com o povo devidamente orientado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário