Este Blog retratará o descaso com a Defesa Civil no Brasil; a falta de políticas específicas; o sucateamento dos Corpos de Bombeiros; os salários baixos; a legislação ambiental benevolente; a negligência na fiscalização; os desvios de donativos e recursos; os saques; a corrupção; a improbidade; o crime organizado e a inoperância dos instrumentos de prevenção, controle e contenção. Resta o sofrimento das comunidades atingidas, a solidariedade consciente e o heroísmo daqueles que arriscam a vida e suportam salários miseráveis e péssimas condições de trabalho no enfrentamento das calamidades e sinistros que assolam o povo brasileiro.

quinta-feira, 17 de março de 2011

OS 50 DE FUKUSHIMA

CENÁRIOS NUCLEARES. Os heróis que são a esperança de um país - ZERO HORA 17/03/2011

Enquanto o mundo teme uma catástrofe nuclear no Japão, um grupo de especialistas arrisca suas vidas para prevenir o desastre.

A frase acima poderia ter sido retirada de um trailer de um filme de ação, mas se refere a heróis de carne e osso.

Entre 180 e 200 homens altamente treinados trabalham na usina nuclear Fukushima 1. Correm o risco de ficarem seriamente doentes ou até de morrer, para evitar a ameaça de um vazamento maior. Ontem, todos foram obrigados a deixar a usina depois do aumento dos níveis de radiação. No entanto, pouco depois, o grupo regressou à planta, em meio a temores de uma possível contaminação radioativa. Para se proteger, vestem roupas especiais e máscaras. Trabalham em turnos de 50, para limitar o tempo de exposição à radiação. Por isso, são chamados de “os 50 de Fukushima”.

– Há evidências de que em alguns pontos das instalações haja doses de radiação que ameaçam a vida. Eu acredito que eles estão fazendo um trabalho muito heroico – afirmou Robert Alvarez, ex-conselheiro do Departamento de Energia dos EUA, em entrevista à CNN.

De acordo com a rede ABC, a usuária do Twitter @NamicoAoto, 27 anos, postou essa semana que seu pai é um desses heróis.

– Ele se candidatou apesar de estar se aposentando. Os meus olhos se encheram de lágrimas. Em casa, ele não parecia ser alguém que poderia enfrentar grandes missões. Mas hoje, tive muito orgulho dele. Rezo para que volte bem para casa.

Para evitar o derretimento de reatores, caminhões jogaram água do mar para resfriá-los, uma medida inédita:

– Estamos navegando em águas desconhecidas, as pessoas estão improvisando. O uso da água do mar não está em nenhum manual – ressalta Ira Helfand, da organização Médicos pela Responsabilidade Social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário