Este Blog retratará o descaso com a Defesa Civil no Brasil; a falta de políticas específicas; o sucateamento dos Corpos de Bombeiros; os salários baixos; a legislação ambiental benevolente; a negligência na fiscalização; os desvios de donativos e recursos; os saques; a corrupção; a improbidade; o crime organizado e a inoperância dos instrumentos de prevenção, controle e contenção. Resta o sofrimento das comunidades atingidas, a solidariedade consciente e o heroísmo daqueles que arriscam a vida e suportam salários miseráveis e péssimas condições de trabalho no enfrentamento das calamidades e sinistros que assolam o povo brasileiro.

quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

DEPUTADOS GAÚCHOS APROVAM MAIOR RIGOR NA PREVENÇÃO DE INCÊNDIOS


ZERO HORA 11/12/2013 | 19h48

Deputados aprovam projeto de lei que prevê maior rigor na prevenção de incêndios no RS. Proposta foi elaborada após o incêndio na boate Kiss, que deixou 242 mortos em janeiro deste ano


A Assembleia Legislativa gaúcha aprovou por unanimidade, na tarde desta quarta-feira, o Projeto de Lei Complementar (PLC) 155/2013, que eleva o rigor na prevenção contra incêndios no Rio Grande do Sul.

A proposta, elaborada após a tragédia que deixou 242 mortos em Santa Maria, em janeiro deste ano, estava na pauta do dia de votações e foi aprovada com 51 votos favoráveis. Ela foi formulada pela Comissão Especial de Revisão e Atualização de Leis Contra Incêndio, presidida pelo deputado estadual Adão Villaverde.

— É o resultado de um amplo processo de diálogo do Legislativo, construído com a sociedade e com uma enorme contribuição de especialistas. Para que tragédias como essa não aconteçam (a da boate Kiss), fizemos uma legislação inovadora, que evita dois extremos: a leniência de um lado e, do outro, a inviabilização do funcionamento das edificações — afirma Villaverde.

As principais mudanças propostas pelos deputados — e discutidas em audiências públicas desde março — se referem aos itens obrigatórios a serem considerados na elaboração do projeto de prevenção contra incêndios. Hoje são levados em conta apenas a área, a altura e a ocupação (tipo de uso) do imóvel. A proposta é que se inclua na lista, também, a lotação máxima, a capacidade de controle e extração de fumaça e a carga de incêndio, ou seja, o potencial térmico da construção.

— A lei vai definir com clareza as atribuições, responsabilidades, fiscalizações e penalizações. E vai incorporar outros itens obrigatórios na elaboração do projeto de prevenção contra incêndios. Na legislação atual, a exigência é a mesma para uma fábrica de gelo e uma fábrica de fogos de artifício, que tenham o mesmo espaço — complementa o deputado.

Outra mudança central é a obrigatoriedade do alvará de prevenção contra incêndios, fornecido pelos bombeiros, como pré-requisito para o funcionamento do imóvel.

Mais de dez meses após a tragédia na boate Kiss, o projeto atrasou para sair do papel devido a um impasse com as prefeituras do Estado, que reclamavam sobre a impossibilidade de as novas exigências serem cumpridas.

No entanto, ainda que considerada tardia, a aprovação foi recebida como uma boa notícia por pais e amigos de jovens que perderam a vida na boate Kiss. As expectativas de Ogier Rosado, fundador da Associação Ah Muleke e pai de Vinícius Rosado, vítima do incêndio, vão ainda além:

— Agora vamos esperar que saia também a lei federal e torcer para que a consciência das pessoas também mude, que elas se neguem a frequentar locais e festas que não estão de acordo com as normas exigidas. Esperamos que as coisas não se repitam. Esse é o grande legado que os nossos filhos deixaram.

Sobre a lei:

— Aplica-se a todas as edificações que não sejam unifamiliares exclusivamente residenciais.

— Tabelas anexadas ao projeto de lei trazem a classificação das edificações (baixo, médio ou alto risco de incêndio) e as exigências para a edificação (itens obrigatórios de segurança conforme a classificação).

— Amplia o número de itens obrigatórios a serem considerados na elaboração do projeto de prevenção contra incêndios, em vez de apenas a área e a altura do imóvel. Incluem-se na lista, também, a ocupação (tipo de uso) da edificação, a lotação máxima, a capacidade de controle e extração de fumaça e a carga de incêndio, ou seja, o potencial térmico da construção.

— Os bombeiros só atuam até a interdição do estabelecimento. O embargo compete ao órgão municipal.

— Passa a ser obrigatória a presença de brigadistas de incêndio em eventos com mais de 200 pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário