Este Blog retratará o descaso com a Defesa Civil no Brasil; a falta de políticas específicas; o sucateamento dos Corpos de Bombeiros; os salários baixos; a legislação ambiental benevolente; a negligência na fiscalização; os desvios de donativos e recursos; os saques; a corrupção; a improbidade; o crime organizado e a inoperância dos instrumentos de prevenção, controle e contenção. Resta o sofrimento das comunidades atingidas, a solidariedade consciente e o heroísmo daqueles que arriscam a vida e suportam salários miseráveis e péssimas condições de trabalho no enfrentamento das calamidades e sinistros que assolam o povo brasileiro.

sábado, 28 de dezembro de 2013

MG TEM 21 MORTES POR CAUSA DA CHUVA

G1 MINAS GERAIS 27/12/2013 21h56

Defesa Civil confirma 21 mortes por causa da chuva em MG. Cinquenta e uma cidades estão em situação de emergência. Mais de 10 mil pessoas tiveram que deixar suas casas.

Do G1 MG



Seis pessoas morreram após um deslizamento
em Sardoá no dia 17 de dezembro
(Foto: Reprodução / Inter TV)

A Defesa Civil informou na noite desta sexta feira (27) que o número de mortos por causa da Chuva em Minas Gerais subiu para 21. No levantamento, foram contabilizados duas mortes de pessoas arrastadas pela enxurrada em Virgolândia, no Vale do Rio Doce, nesta quinta-feira (26); e uma em Buritizeiro, no Norte do estado, onde um jovem de 17 anos morreu em um acidente provocado após quedas de árvores em um vendaval nesta sexta-feira.

Uma pessoa está desaparecida em Virgolândia, segundo a Defesa Civil. O órgão contabiliza 51 cidades em situação de emergência nesta temporada de chuva, que começou em outubro.

Ainda conforme o relatório da Defesa Civil, quase 10 mil pessoas – 6959 desalojados e 2460 e desabrigados – precisaram deixar suas casas. O órgão contabiliza 116 imóveis destruídos e 7.099 danificados. Cento e doze obras de infraestrutura foram destruídas no estado e 229, danificadas.

As últimas cidades a decretarem situação de emergência são Angêlandia, Aricanduva, Buritizeiro, Capitão Eneas, Coluna, Coronel Fabriciano, Cristália, Governador Valadares, Ipatinga, Itamarandiba, Itanhomi, Itueta, Nova Belém, Pocrane, São João da Ponte, São Pedro do Suaçuíe Serro.

A maioria dos munícipios atingidos pela chuva no estado fica na região do Leste.

Mortes
Na madrugada desta quinta-feira (26) foi encontrado o corpo de uma mulher em Juiz de Fora. Ela estava dentro de uma casa que desabou. A Defesa Civil confirmou que ela é 18ª vítima da chuva no estado.

A 17ª morte foi a de um menino de sete anos encontrado após um desabamento de terra em Sardoá, no leste do estado. Outras seis pessoas da mesma família morreram no incidente, que ocorreu no dia 17.

Na terça-feira (24) morreu a 16ª vítima da chuva em Minas. Um homem de 48 anos atingido por um deslizamento de terra em Itabira, na região central do estado.

Em Belo Horizonte, um homem que estava se afogando dentro de um carro morreu na segunda (23). Ele chegou a ser resgatado, mas não resistiu. Ainda na segunda, em Itanhomi, no Leste do estado, uma casa desabou e matou uma mulher. A idade não foi confirmada, mas ela teria aproximadamente 60 anos.

Em Governador Valadares, duas crianças morreram na noite deste domingo (22) após um deslizamento no Bairro Vera Cruz. De acordo com o Corpo de Bombeiros, a terra deslizou em cima do muro da casa em que elas estavam, arrastando o imóvel. As crianças de três e 11 anos chegaram a ser resgatadas com vida, mas não resistiram.

Em Ipatinga, um homem de 33 anos morreu soterrado ao tentar salvar o cão de estimação no domingo (22). Na sexta (20), em Timóteo, um idoso também foi vítima de soterramento, após deslizamento de terra em um lote.

No dia 19 de dezembro, um homem de 30 anos morreu ao tentar atravessar o Córrego Bebedouro, em Francisco Sá. No dia 18, uma mulher de 61 anos morreu após o deslizamento de uma encosta sobre a rodovia MG-474, em Aimorés.

Os dois primeiros óbitos foram registrados em Caratinga, Astolfo Dutra, na Zona da Mata. No dia 6, uma adolescente de 12 anos morreu depois de um desmoronamento de uma casa, no município da Zona da Mata. No dia 4 de outubro, um homem de 22 anos foi atingindo por um raio enquanto trabalhava em uma área rural de Astolfo Dutra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário