Este Blog retratará o descaso com a Defesa Civil no Brasil; a falta de políticas específicas; o sucateamento dos Corpos de Bombeiros; os salários baixos; a legislação ambiental benevolente; a negligência na fiscalização; os desvios de donativos e recursos; os saques; a corrupção; a improbidade; o crime organizado e a inoperância dos instrumentos de prevenção, controle e contenção. Resta o sofrimento das comunidades atingidas, a solidariedade consciente e o heroísmo daqueles que arriscam a vida e suportam salários miseráveis e péssimas condições de trabalho no enfrentamento das calamidades e sinistros que assolam o povo brasileiro.

sábado, 28 de dezembro de 2013

MORTES E DESABRIGADOS PELA CHUVA NO ESPÍRITO SANTO




Sobe para 27 o número de mortes em decorrência das chuvas no ES. Mais de 60 mil pessoas tiveram que deixar suas casas

REDAÇÃO ÉPOCA, COM AGÊNCIA BRASIL E ESTADÃO CONTEÚDO
26/12/2013 19h00



A Defesa Civil do Espírito Santo confirmou nesta quinta-feira (26) que chega a 27 o número de mortos em consequência das chuvas que atingem o Estado.

O maior número de mortes (nove) ocorreu em Baixo Guandu. Em seguida vêm Colatina, que registrou oito óbitos. Também foram registradas mortes em Itaguaçu, Domingos Martins, Barra do São Francisco e Nova Venécia.

Nesta tarde, subiu para 61.379 o número de pessoas que ainda estão em abrigos ou casas de parentes e amigos em decorrência das chuvas. Destas, 5.689 pessoas foram acolhidas em abrigos e 55.690 estão em casas de parentes e amigos. O levantamento das pessoas afetadas continua prejudicado pela dificuldade de acesso a muitas localidades, algumas totalmente isoladas pela intensa inundação, sem comunicação, água potável e energia elétrica.

Conforme o balanço, chega a 52 o número de municípios afetados pelos temporais no Estado. O governo decretou situação de emergência em todas as áreas atingidas por desastres decorrentes das últimas chuvas. Foram considerados com situação mais crítica os municípios de Colatina, Itaguaçu, Baixo Guandu, Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá.

Reforço

Os bombeiros do Espírito Santo estão recebendo a ajuda de 78 bombeiros militares da Força Nacional e 24 do Rio de Janeiro, além de 150 fuzileiros, também do Rio, equipados com embarcações para resgate de vítimas. Sete aeronaves das Forças Armadas também estão colaborando no socorro às vítimas, assim como quatro profissionais da Força Nacional de Saúde.

O Exército está desde quarta-feira (25) apoiando os trabalhos da Defesa Civil do Estado do Espírito Santo no auxílio às vítimas das chuvas.

Segundo informações dadas pelo Exército, o socorro às vítimas está sendo prestado nas áreas alagadas da Grande Vitória e em cidades do interior. Os engenheiros do Exército estarão, ainda, trabalhando na construção de uma ponte a partir de estrutura metálica na Rodovia ES-080, entre as cidades de Vila Velha e Pancas.

Foram deslocados para a região, até o momento, 273 militares, 43 dos quais lotados no 38º Batalhão de Infantaria, sediado em Vila Velha, no próprio Estado; e 230 militares deslocados de unidades militares instaladas no Rio de Janeiro.

Bairro Pontal das Garças alagado por águas da chuva, em Vila Velha, Espírito Santo. (Foto: Vitor Jubini/ A Gazeta)

Nenhum comentário:

Postar um comentário