Este Blog retratará o descaso com a Defesa Civil no Brasil; a falta de políticas específicas; o sucateamento dos Corpos de Bombeiros; os salários baixos; a legislação ambiental benevolente; a negligência na fiscalização; os desvios de donativos e recursos; os saques; a corrupção; a improbidade; o crime organizado e a inoperância dos instrumentos de prevenção, controle e contenção. Resta o sofrimento das comunidades atingidas, a solidariedade consciente e o heroísmo daqueles que arriscam a vida e suportam salários miseráveis e péssimas condições de trabalho no enfrentamento das calamidades e sinistros que assolam o povo brasileiro.

domingo, 29 de dezembro de 2013

BÊBADO NA AREIA DÁ TRABALHO

FOLHA.COM 29/12/2013 - 02h00

Bêbado na areia dá trabalho aos salva-vidas de Santa Catarina


NATÁLIA CANCIAN
ENVIADA ESPECIAL A FLORIANÓPOLIS




Do alto do posto dos salva-vidas, o paulista Igor Garcia Peres, 24, tenta manter os olhos fixos no mar -mas sem descuidar da areia.

A cena se passa em Jurerê Internacional, badalado destino de Santa Catarina e uma das poucas praias onde o mar não é o principal desafio da equipe de salva-vidas.

Lá, a maioria dos salvamentos ocorre em terra firme: na temporada, são até três ocorrências diárias, segundo a equipe que trabalha no local. No mar, o índice é de só uma ocorrência -por mês.

"Aqui o pessoal bebe demais. Já peguei casos de cortes por garrafas [na areia], quedas, insolação", diz Peres, que atuou na mesma praia na última temporada.
Caio Cezar/Folhapress

Posto de salva-vidas em Jurerê Internacional (SC); frequentadores bêbados na areia dão mais trabalho que banhistas


CHAMPANHE

O lugar é conhecido pelos beach clubs, por festas disputadas durante o verão e por bares "pé na areia", onde o champanhe é hit em parte da praia, frequentada por turistas de alto poder aquisitivo.

"Aqui é mais complicado que no mar. As pessoas bebem e esquecem de comer", afirma o salva-vidas Odemar Silva Filho, 24.
Frequentadores e veranistas reclamam do número de garrafas "abandonadas" após as festas de Ano-Novo.

"A praia fica um horror, com muita sujeira. Minha amiga cortou o pé depois do último Réveillon porque tinha uma garrafa quebrada no mar", conta a fazendeira Kadine Lisboa, 31, que descansava na praia com a família.

Embora não tenha dados oficiais sobre o número de ocorrências por praia, o comandante do grupo de busca e salvamento, tenente Bruno Azevedo Lisboa, confirma a troca do mar pela areia.

ATÍPICA

Para ele, a situação em Jurerê Internacional é atípica.

"É uma praia que não tem correntes de retorno, e o mar não oferece tanto perigo. Além disso, é muito movimentada. Há vários casos de mal súbito, queda de pressão", relata o comandante.

Segundo Lisboa, no posto salva-vidas da praia há kit de primeiros socorros e também cilindros de oxigênio.

"A pessoa acaba ingerindo bastante bebida alcoólica, depois fica no sol, na água, e aí tem queda de pressão."

Em outras praias movimentadas de Florianópolis, como Ingleses, tanto o mar quanto a areia são desafios.

"Vigiar" a areia, porém, é quase impossível na alta temporada, que reúne milhares de pessoas –daí a recomendação de que os turistas procurem apoio dos salva-vidas em caso de necessidade.

"O foco ainda é o olho no mar", diz o comandante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário