Este Blog retratará o descaso com a Defesa Civil no Brasil; a falta de políticas específicas; o sucateamento dos Corpos de Bombeiros; os salários baixos; a legislação ambiental benevolente; a negligência na fiscalização; os desvios de donativos e recursos; os saques; a corrupção; a improbidade; o crime organizado e a inoperância dos instrumentos de prevenção, controle e contenção. Resta o sofrimento das comunidades atingidas, a solidariedade consciente e o heroísmo daqueles que arriscam a vida e suportam salários miseráveis e péssimas condições de trabalho no enfrentamento das calamidades e sinistros que assolam o povo brasileiro.

segunda-feira, 6 de junho de 2011

PROTESTO - BOMBEIROS MOBILIZADO PELA LIBERTAÇÃO DOS 439 PRESOS


Bombeiros abandonam provisoriamente reivindicação salarial e priorizam libertação dos 439 presos - 06/06/2011 às 12h19m; Ana Claudia Costa e O Globo

RIO - Depois de passarem a madrugada acampados em frente à Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) , os cerca de 150 bombeiros que continuam em protesto, na manhã desta segunda-feira, informaram que abandonaram provisoriamente a pauta de reivindicações por aumento de salários da categoria. O grupo agora está mobilizado pela libertação dos 439 bombeiros que estão presos em Niterói. Há mais de um mês, os militares reivindicam melhores condições salariais e de trabalho .

Enquanto isso, de acordo com o Centro de Operações da prefeitura, uma faixa da Avenida Cesário de Melo, em Campo Grande, está ocupada devido a uma manifestação na altura da Rua Augusto de Vasconcelos. O protesto é feito por mulheres de bombeiros e servidores da saúde. De acordo com um bombeiro, que preferiu não se identificar, o grupo de dezenas de manifestantes segue para o Hospital Rocha Faria e para o quartel dos Bombeiros de Campo Grande.

No Centro, várias reuniões estão sendo agendadas. Às 11h, parlamentares se reúnem na Alerj. O deputado Paulo Ramos afirmou que vai tentar conversar com o presidente da Casa, Paulo Melo, e interceder junto ao governador. Na tarde desta segunda, uma nova assembleia será realizada para que os bombeiros definam os próximos passos da manifestação. Já às 15h, lideranças do movimento se encontram com familiares de militares.

O governador Sérgio Cabral disse, na manhã desta segunda-feira, que o assunto passa a ser tratado apenas pelo novo comandante geral da corporação, coronel Sérgio Simões. Cabral participou da solenidade de assinatura do decreto que impõe ao Poder Público a promoção de ações para assegurar a igualdade de oporturanidade no mercado de trabalho para as populações negra e indígena.

Também na manhã desta segunda-feira, o presidente da OAB/RJ, Wadih Damous, pediu que os bombeiros e o governo do estado desarmem os espíritos e busquem uma saída para o impasse . Ele afirmou que as reivindicações dos bombeiros são justas e que os vencimentos da categoria, aviltantes e devem ser reajustados imediatamente. Damous ressalta, no entanto, que a ocupação do quartel-general da corporação, por parte dos grevistas, não pode ser aceita num Estado democrático de direito e só contribui para acirrar os ânimos e diminuir o apoio da população às justas pretensões salariais dos bombeiros.

Cozinha improvisada em frente à Alerj

Na calçada em frente à Alerj, mulheres e filhas improvisaram uma cozinha e estão recebendo doações de alimentos para fazer um almoço.

Policiais militares do Batalhão de Choque e dos batalhões de área continuam posicionados para evitar protestos mais exaltados.

O presidente do Sindicato dos Pescadores, Luiz Orlando Cardoso, disse, na manhã desta segunda-feira, que a categoria irá fazer uma barqueata na próxima quinta-feira em favor da causa dos bombeiros. Ele afirmou que cerca de 50 barcos das colônias de pesca de São Gonçalo, Urca, Copacabana e Jurubuja vão se concentrar em frente ao G-Mar de Botafogo. Ele explicou ainda que a categoria aderiu a causa dos bombeiros porque são eles que os salvam quando estão em perigo no mar.

Na noite deste domingo, um grupo de aproximadamente 50 bombeiros iniciou um ato na altura do vão central da Ponte Rio-Niterói . Os manifestantes desceram de um ônibus e chegaram a caminhar em uma das quatro faixas de rolamento da via, sentido Rio.
Munidos de faixas e cartazes, os oficiais caminharam por aproximadamente dez minutos. Depois, retornaram ao ônibus e seguiram viagem.

Muitos motoristas passaram pelo local buzinando em apoio à manifestação. Quando chegou um veículo da concessionária que administra a via, os bombeiros interromperam o protesto. Muitos revelam ainda ter medo de represálias ou mesmo de novas prisões.

Na noite de sexta-feira, cerca de mil bombeiros invadiram o Quartel do Comando-Geral da corporação, na Praça da República, com faixas e cartazes exigindo um encontro imediato com o comandante-geral do Corpo de Bombeiros. Após uma madrugada de protestos, policiais do Bope invadiram a unidade na manhã de sábado . Os PMs explodiram o portão dos fundos do quartel, na rua do Senado, deram tiros de efeito moral e jogaram bombas de gás lacrimogênio que atingiram os manifestantes e jornalistas dentro quartel e na rua. Houve barulho de tiros de fuzil que, segundo os bombeiros, foram dados para o alto. A confusão terminou com a prisão de 439 bombeiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário