Este Blog retratará o descaso com a Defesa Civil no Brasil; a falta de políticas específicas; o sucateamento dos Corpos de Bombeiros; os salários baixos; a legislação ambiental benevolente; a negligência na fiscalização; os desvios de donativos e recursos; os saques; a corrupção; a improbidade; o crime organizado e a inoperância dos instrumentos de prevenção, controle e contenção. Resta o sofrimento das comunidades atingidas, a solidariedade consciente e o heroísmo daqueles que arriscam a vida e suportam salários miseráveis e péssimas condições de trabalho no enfrentamento das calamidades e sinistros que assolam o povo brasileiro.

domingo, 5 de junho de 2011

SALARIOS - CMT É EXONERADO E BOMBEIROS DO RIO SE AQUARTELAM


Crise. Bombeiros do Rio decidem ficar aquartelados e diminuir efetivo nas praias - 05/06/2011 às 11h03m - O Globo

RIO - Os bombeiros do Rio decidiram que, a partir deste domingo, vão ficar aquartelados e só vão sair das unidades em todo o estado para atender casos extraordinários que representem risco de vida à população. Segundo o comando do movimento, só serão feitos atendimentos a vítimas de armas de fogo, mal súbito e colisões com vítimas, além de incêndios de grandes proporções. Nas praias, o efetivo de guarda-vidas será reduzido e a orientação é que todos trabalham descaracterizados, ou seja, sem uniforme.

Na manhã deste domingo cerca de 300 bombeiros dão continuidade aos protestos por melhores salários nas escadarias da Alerj. Os manifestantes planejam seguir em passeata até a Zona Sul. Quatro carros do Batalhão de Choque estão posicionados em frente a Alerj.

O senador Lindberg Farias (PT) esteve agora há pouco nas escadarias da Alerj, para prestar apoio à manifestação, parabenizou os bombeirtos pela luta e se colocou como mediador entre os grevistas e o governo do estado. Muito aplaudido, Lindberg se comprometeu a ligar para o governador Sérgio Cabral para tentar evitar o que chamou de "caminho do radicalismo" e resssaltou que "a prisão dos bombeiros foi um equívoco". Ele seguiu para São Gonçalo, a fim de visitar os bombeiros presos e saber em que condições eles estão. "Há denúncias de esposas de bombeiros que alguns grupos passarama a noite em ônibus".

O novo comandante do Corpo de Bombeiros do Rio, coronel Sérgio Simões, nomeado no sábado após a exoneração do coronel Pedro Marcos Machado, durante a crise provocada pela invasão do quartel-general da corporação por manifestantes, disse ontem que a principal preocupação é normalizar o atendimento à população.

- É o momento de tomar pé das coisas e tranquilizar a cidade - disse Simões. - Digo aos bombeiros que temos uma responsabilidade com a população. O que aconteceu nos agride - acrescentou o oficial, que foi coordenador de planejamento de segurança do Corpo de Bombeiros para o Pan de 2007.

Simões também criticou a postura dos colegas manifestantes: - O quartel do Comando Central é um santuário da corporação. A invasão é inaceitável e imperdoável.

Segundo o promotor militar Leonardo Cunha, que acompanha o caso, os 439 presos responderão por três crimes: motim (de 4 a 8 anos de prisão), dano (de 1 a 6 anos) e impedimento ao socorro (3 a 6 anos), de acordo com o Código Penal Militar.
Enquanto Simões garante que a normalidade será mantida, bombeiros dizem que só estão atendendo a casos de emergência extrema. Segunda-feira, os militares vão estar nos quartéis, mesmo os que estão de folga, como forma de protestar.


Governador exonera comandante-geral do Corpo de Bombeiros - 04/06/2011 às 13h33m - O GLOBO

O governador Sérgio Cabral anunciou no início da tarde deste sábado a exoneração do comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Pedro Marcos Machado. Cabral declarou que nada justifica a ação dos bombeiros e os chamou de vândalos e irresponsáveis.
- A polícia teve cautela enorme em todo o processo, diante de um quadro dantesco, jamais visto na instituição. Eu não negocio com vândalos - disse o governador.

A Polícia Militar informou que 439 bombeiros foram presos após o protesto iniciado na noite desta sexta-feira com a invasão da sede do Quartel Central. Parte deles ficará detida na Corregedoria da PM, em São Gonçalo. Por falta de espaço, os demais devem ser levados para o Batalhão Especial Prisional (BEP), em Benfica. Todos eles serão identificados na corregedoria.

No fim da manhã, o Comando Geral do Corpo de Bombeiros esclareceu, por meio de nota, "que a rotina de atendimento à população está mantida" apesar do ocorrido na manhã deste sábado. De acordo com a nota, "postos de salvamentos dos Grupamentos Marítimos, assim como quartéis, unidades de atendimento de urgências e emergências (SAMU/GSE) e serviços de socorro (combate a incêndios, salvamentos e desabamentos, etc) estão operando normalmente". Ainda segundo a nota, "os substitutos dos bombeiros detidos pela Polícia Militar já assumiram seus postos desde o inicio da manhã na troca normal de plantões".

Nenhum comentário:

Postar um comentário