Este Blog retratará o descaso com a Defesa Civil no Brasil; a falta de políticas específicas; o sucateamento dos Corpos de Bombeiros; os salários baixos; a legislação ambiental benevolente; a negligência na fiscalização; os desvios de donativos e recursos; os saques; a corrupção; a improbidade; o crime organizado e a inoperância dos instrumentos de prevenção, controle e contenção. Resta o sofrimento das comunidades atingidas, a solidariedade consciente e o heroísmo daqueles que arriscam a vida e suportam salários miseráveis e péssimas condições de trabalho no enfrentamento das calamidades e sinistros que assolam o povo brasileiro.

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

CALAMIDADE NO RIO - AERONAVE DE APOIO CAI E DEIXA 5 FERIDOS

Helicóptero do Exército cai em Nova Friburgo e cinco ficam feridos - Jornal do Brasil - 20/01/2011, 13h11

RIO - Um helicóptero do Exército caiu nesta quinta-feira em Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio. O aparelho dava apoio às operações de resgate das vítimas da chuva. A queda ocorreu no Mercado do Produtor da Região Serrana, uma área agrícola.

O helicóptero levava cinco pessoas a bordo, sendo três militares e dois funcionários da Cruz Vermelha Brasileira. Todos ficaram levemente feridos e foram levados para hospitais da cidade.

Testemunhas contaram que o piloto conseguiu pousar em um monte de esterco, o que amorteceu a queda. O acidente ocorreu por volta de 12h30, quando o aparelho se preparava para pousar.

Mortos na tragédia chegam a 765

Subiu para 765 o número de mortos em consequência das fortes chuvas que devastaram a Região Serrana do Rio nos dias 11 e 12 dfeste mês. De acordo com o último balanço divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde e Defesa Civil, foram registradas 357 mortes em Nova Friburgo, 323 em Teresópolis, 64 em Petrópolis e 21 em Sumidouro.

No entanto, os números da secretaria não contabilizam as três mortes ocorridas em São José do Vale do Rio Preto, confirmadas pela Defesa Civil municipal, e uma morte em Bom Jardim, registrada pela Polícia Civil.

De acordo com os dados oficiais, pelo menos 6,4 mil pessoas estão desabrigadas ou desalojadas em Petrópolis, 5.190 em Nova Friburgo e 2.240 em Teresópolis.

O trabalho das equipes de limpeza e resgate é facilitado pelo bom tempo na região. Apesar disso, algumas áreas de Nova Fribugo continuam isoladas, de acordo com o tenente-coronel Roberto Robadey, coordenador da Defesa Civil.

Em relação ao fornecimento de energia elétrica, a concessionária Energisa informou que 97% dos clientes já tinham o serviço. O fornecimento de energia à principal estação de tratamento de água da Nova Friburgo foi reestabelecido, após a chuva danificar a rede de alta tensão.

O coordenador do segundo maior galpão de donativos de Teresópolis negou os boatos de que vítimas isoladas tenham comido carne de cachorro. Segundo o empresário Gilmar Gomes Chaves, moradores de todas as regiões receberam donativos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário