Este Blog retratará o descaso com a Defesa Civil no Brasil; a falta de políticas específicas; o sucateamento dos Corpos de Bombeiros; os salários baixos; a legislação ambiental benevolente; a negligência na fiscalização; os desvios de donativos e recursos; os saques; a corrupção; a improbidade; o crime organizado e a inoperância dos instrumentos de prevenção, controle e contenção. Resta o sofrimento das comunidades atingidas, a solidariedade consciente e o heroísmo daqueles que arriscam a vida e suportam salários miseráveis e péssimas condições de trabalho no enfrentamento das calamidades e sinistros que assolam o povo brasileiro.

domingo, 23 de janeiro de 2011

DESORDEM MARCA AJUDA A SOBREVIVENTES.


Desordem marca ajuda a sobreviventes da tragédia na região serrana do Rio - Folha Online. 23/01/2011

DE SÃO PAULO. Dez dias após as chuvas que destruíram a região serrana do Rio, já superadas as dificuldades iniciais de acesso às áreas atingidas, a desorganização parece a maior vilã na ajuda às vítimas. A informação é de reportagem de Rodrigo Rötzsch, publicada na Folha deste domingo (íntegra disponível para assinantes do jornal e do UOL).

Enquanto caminhões do Exército ficam estacionados, com seus motoristas aguardando ordens, nos postos de coleta de doações faltam veículos para distribuir a ajuda que a solidariedade da população ajudou a reunir.

O lixo de dez dias ainda se acumula às margens de rios. Pontes que resistiram à força das águas seguem repletas do entulho trazido por elas. Um novo temporal --mesmo de menor intensidade-- pode trazer de volta o terror.

Em Teresópolis, o ginásio municipal Pedrão, principal ponto de recebimento de doações, virou alvo de desconfiança por suspeita de ineficiência e desvios. Enquanto isso, voluntários que decidem agir por conta própria se espalham.

Um caminhão vindo do polo empresarial da Pavuna, com cerca de 20 voluntários, parou em uma esquina em Nova Friburgo. O que se seguiu foi uma caótica distribuição dos donativos. Roupas ficaram jogadas pelo chão enlameado; pessoas levavam mais produtos do que precisavam.

COMENTÁRIO DO BENGOCHEA - Com tantos ministérios, que motivos impedem o Governo de criar o Ministério da Paz Social e Defesa Civil. Estas duas áreas trabalham juntas nas calamidades, pois seus objetivos e responsabilidades se completam.

Presidente Dilma. Faça a diferença e crie o Ministério da Paz Social e Defesa Civil para definir leis, estruturas, processos, estratégias e objetivos para prevenir, conter e atuar nas causas e efeitos da insegurança pública, calamidades e sinistros.

O Brasil precisa impedir o amadorismo, as negligências, as omissões, as irresponsabilidades, o desprezo, as desordens, os desvios e a falta de prevenção que afrontam, levam vidas e deterioram a imagem do país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário