Este Blog retratará o descaso com a Defesa Civil no Brasil; a falta de políticas específicas; o sucateamento dos Corpos de Bombeiros; os salários baixos; a legislação ambiental benevolente; a negligência na fiscalização; os desvios de donativos e recursos; os saques; a corrupção; a improbidade; o crime organizado e a inoperância dos instrumentos de prevenção, controle e contenção. Resta o sofrimento das comunidades atingidas, a solidariedade consciente e o heroísmo daqueles que arriscam a vida e suportam salários miseráveis e péssimas condições de trabalho no enfrentamento das calamidades e sinistros que assolam o povo brasileiro.

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

CATÁSTROFES - PLANEJAMENTO É ESSENCIAL PARA EVITAR

Planejamento é essencial para evitar catástrofes - Zero Hora 13/01/2011

Cada vez mais populosas e produzindo mais lixo, as megalópoles brasileiras precisam de planejamento urbano adequado para evitar as tragédias da chuva, avaliam especialistas.

Para o presidente do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Crea) do Distrito Federal, Francisco Machado, é importante estabelecer medidas de segurança como a contenção de encostas e o respeito ao plano diretor da cidade.

– A prefeitura não pode deixar as pessoas morarem em áreas de riscos, a lei é bem clara – diz.

A arquiteta Ana Paula Guedes, da ONG Arquitetura para Todos, destaca que o crescimento das cidades e o hábito de as pessoas jogarem lixo nas ruas favorecem os alagamentos.

– As obras de saneamento e drenagem pluvial deveriam ter sido feitas há muito tempo. Agora é difícil minimizar os problemas – afirma Ana Paula.

Como ocorrem os deslizamentos

Os deslizamentos de morros na região serrana do Rio são um fenômeno semelhante ao acontecido em Angra dos Reis no primeiro dia de 2010. De dezembro a março, a região Sudeste tem o seu período de chuvas. Além da mistura de calor e umidade que provoca as pancadas, o Rio de Janeiro está, desde terça-feira, sob um canal de umidade que direciona para ali a umidade trazida desde a Amazônia e carrega ainda mais as nuvens da região.

As chuvas que atingem todo o Sudeste provocaram mortes na região serrana do Rio, onde as nuvens são ainda mais fortes. Suporte para construções inadequadas e com o solo pesado pelas chuvas dos últimos dias, os morros cederam à precipitação de ontem. Meteorologistas alertam que deve chover até sábado na região. Veja no gráfico como ocorre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário