Este Blog retratará o descaso com a Defesa Civil no Brasil; a falta de políticas específicas; o sucateamento dos Corpos de Bombeiros; os salários baixos; a legislação ambiental benevolente; a negligência na fiscalização; os desvios de donativos e recursos; os saques; a corrupção; a improbidade; o crime organizado e a inoperância dos instrumentos de prevenção, controle e contenção. Resta o sofrimento das comunidades atingidas, a solidariedade consciente e o heroísmo daqueles que arriscam a vida e suportam salários miseráveis e péssimas condições de trabalho no enfrentamento das calamidades e sinistros que assolam o povo brasileiro.

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

APLICATIVO PERMITE ACESSO A INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIOS

G1 27/01/2014 12h39

Tecnologia vira aliada de jovens que frequentam boates na Serra do RS. Em Caxias do Sul, aplicativo permite acesso a informações de segurança. Programa foi desenvolvido por empresa e pelo Corpo de Bombeiros.

Do G1 RS



Em Caxias do Sul, na serra do Rio Grande do Sul, a tecnologia virou aliada de jovens que frequentam casas noturnas e buscam maior segurança. Um programa desenvolvido por uma empresa da cidade e pelo Corpo de Bombeiros, que ainda não é obrigatório, permite aos usuários dos estabelecimentos acesso às informações de proteção contra incêndio. Ainda é possível compartilhar os dados através de um aplicativo no celular.

O programa ainda é novidade. Foi lançado em dezembro do ano passado e começou a funcionar neste fim de semana. Validade de alvarás, itens de segurança como extintores, saídas de emergência, tudo o que o local tem em termos de proteção vai aparecer na tela do celular.


Cristiano Felipetti foi quem desenvolveu o programa. Após o incêndio na boate Kiss, o objetivo dele era criar um sistema que pudesse ajudar na fiscalização. "A ideia era atender a situação de chegar no local e conferir, fiscalizar se esse local está em dia com a prevenção de incêndio e isso pode ser usado em diversos estabelecimentos, em escolas, estádios de futebol", explicou.

A proposta foi logo aceita pelo Corpo de Bombeiros, que custeou o projeto. "O usuário pode se tornar um fiscal das atividades dos bombeiros, tanto da situação de segurança. A nova legislação, de dezembro de 2013, exige que os estabelecimentos tenham dados à disposição da população", comentou o capitão Maurício Ferro.

Caso o usuário desconfie do estabelecimento ou não encontre os itens obrigatórios de prevenção e segurança, é possível fazer uma denúncia aos bombeiros por meio do aplicativo.

Para ter acesso ás informações das casas noturnas, é preciso escolher um dos programas de leitura de QR Code e instalar no celular. Com o aplicativo instalado, é só abrir o programa que a câmera do celular é acionada. Depois, a câmera deve ser posicionada em frente ao selo com o código, que será lido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário