Este Blog retratará o descaso com a Defesa Civil no Brasil; a falta de políticas específicas; o sucateamento dos Corpos de Bombeiros; os salários baixos; a legislação ambiental benevolente; a negligência na fiscalização; os desvios de donativos e recursos; os saques; a corrupção; a improbidade; o crime organizado e a inoperância dos instrumentos de prevenção, controle e contenção. Resta o sofrimento das comunidades atingidas, a solidariedade consciente e o heroísmo daqueles que arriscam a vida e suportam salários miseráveis e péssimas condições de trabalho no enfrentamento das calamidades e sinistros que assolam o povo brasileiro.

terça-feira, 5 de março de 2013

ATENDIMENTO DAS VÍTIMAS DA TRAGÉDIA DE SANTA MARIA

ZERO HORA 05 de março de 2013 | N° 17362

SANTA MARIA, 27/01/2013
Ministério da Saúde cadastra vítimas


Para garantir o atendimento a todos que estavam na boate Kiss, que ajudaram no socorro às vítimas ou que foram até a danceteria durante o incêndio, o Ministério da Saúde disponibilizou um cadastro em seu site ou pelo telefone telefone 136 (veja como fazer no quadro). As informações recebidas pelo Ministério serão encaminhadas à 4ª Coordenadoria Regional de Saúde (4ª CRS), que será a responsável pelos agendamentos das consultas. Os cadastrados receberão telefonemas, a partir de hoje, com informações sobre datas e horários das consultas médicas.

De sábado até terça-feira, um mutirão será formado para atender as pessoas que se cadastrarem. As consultas para o acompanhamento de vítimas, familiares e profissionais que atuaram no resgate serão realizadas no Hospital Universitário de Santa Maria (Husm). A titular da 4ª CRS, Ilse Melo, diz que o mutirão poderá ser prorrogado conforme a demanda.

Prefeitura vai contratar médicos e enfermeiros

Para que não haja transtornos, a 4ª CRS pede que as pessoas não compareçam espontaneamente no Husm, já que todos os atendimentos terão de ser agendados. Até ontem, 50 pessoas haviam se cadastrado. Conforme Ilse, desde o dia da tragédia, 581 vítimas receberam algum tipo de atendimento. A coordenadora acredita que mais pessoas procurem o atendimento desta vez. Mesmo quem mora em outras cidades terá de ir até o hospital.

– O Husm será a referência no atendimento, ou seja, todas as pessoas cadastradas terão de ir até lá para fazer as avaliações – diz Ilse.

Paralelo ao atendimento, será mantido o auxílio às vítimas no Centro de Atenção Psicossocial (Caps). Para dar conta da demanda, a prefeitura abriu um processo seletivo de profissionais da área da saúde. Há 42 vagas em seis especialidades: médicos (psiquiatras e clínicos), psicólogos, enfermeiros, técnicos em enfermagem e quatro para Assistentes Sociais.


18 feridos seguem em recuperação


Das 145 pessoas que ficaram internadas em hospitais do Estado por causa do incêndio da boate Kiss, em Santa Maria, em 27 de janeiro, 121 já receberam alta médica.

Ontem, porém, nenhum dos feridos que buscam recuperação recebeu alta – 18 pessoas permanecem hospitalizadas. A tarefa de atendimento aos feridos na tragédia continua sendo dividida em hospitais da Capital e de Santa Maria.

Dos 18 internados, três estão em estado regular no Hospital de Caridade, em Santa Maria. Já em Porto Alegre, permanecem os casos que exigem maior atenção da equipe médica. Dos 15 feridos, três ainda estão em estado grave.

Conforme a Secretaria Estadual de Saúde (SES), desde o dia da tragédia que vitimou 240 pessoas, mais de 500 necessitaram de algum tipo de atendimento médico.

Na primeira semana após o incidente, 98 feridos necessitaram de ventilação mecânica para sobreviver. Seis das vítimas que foram hospitalizadas morreram ainda sob os cuidados dos médicos. Pedro Falcão Pinheiro, 25 anos, foi a vítima de número 240 do incêndio. Ele era natural de Santana do Livramento e foi sepultado no domingo.

onde estão

SANTA MARIA - Hospital de Caridade – 3 feridos

PORTO ALEGRE
Hospital de Clínicas – 8 feridos Hospital Mãe de Deus – 3 feridos Hospital Cristo Redentor – 1 ferido Hospital de Pronto-Socorro – 2 feridos Hospital Conceição – 1 ferido



Nenhum comentário:

Postar um comentário