Este Blog retratará o descaso com a Defesa Civil no Brasil; a falta de políticas específicas; o sucateamento dos Corpos de Bombeiros; os salários baixos; a legislação ambiental benevolente; a negligência na fiscalização; os desvios de donativos e recursos; os saques; a corrupção; a improbidade; o crime organizado e a inoperância dos instrumentos de prevenção, controle e contenção. Resta o sofrimento das comunidades atingidas, a solidariedade consciente e o heroísmo daqueles que arriscam a vida e suportam salários miseráveis e péssimas condições de trabalho no enfrentamento das calamidades e sinistros que assolam o povo brasileiro.

terça-feira, 19 de março de 2013

KISS: JUSTIÇA AUXILIA FAMILIARES DAS VÍTIMAS

ZERO HORA N° 17376 19/03/2013


Familiares das vítimas auxiliados pela Justiça


Para tentar garantir os direitos das famílias envolvidas na tragédia da boate Kiss, ocorrida no dia 27 de janeiro, a Justiça Federal de Santa Maria promoveu um encontro, ontem pela manhã, na sede do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejuscon). A reunião teve objetivo de aproximar os órgãos que trabalham com direito previdenciário e trabalhista, além de prestar informações para as famílias das vítimas.

– Ainda existem dúvidas por parte dos familiares, e a nossa intenção é esclarecer todas as questões e encaminhar as pessoas aos órgãos competentes – informa o coordenador do Cejuscon, juiz Lúcio Maffassioli de Oliveira.

Conforme o presidente da Associação dos Pais das Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (AVTSM), Adherbal Ferreira, é importante que todos os familiares procurem a associação, já que muitos desconhecem que têm direitos e benefícios.

– As famílias precisam vir até nós. Temos cerca de 3 mil pessoas envolvidas diretamente com o fato e até a semana passada, tínhamos 260 associados – alerta Ferreira.

Gerente-executiva do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) de Santa Maria, Nara Castilho explica que nos próximos dias deve começar a funcionar um plantão do órgão na sede da AVTSM (na antiga Reitoria da Universidade Federal de Santa Maria), a fim de facilitar a orientação às famílias.

– O INSS já possui um atendimento diferenciado para os familiares e vítimas da tragédia. Na minha opinião, o grande ponto de referência é a própria associação, onde as pessoas estão se reportando e encontrando o apoio para terem as suas respostas – avaliou Nara.

A gerente-executiva do INSS orienta as pessoas a procurar o órgão e saber sobre a documentação necessária para assegurar auxílio-doença ou pensão por morte.

Até o momento, 36 auxílios-doença e 19 pensões por morte foram concedidos. Quem tiver os benefícios negados e não tiver condições de pagar advogado pode procurar a Defensoria Pública da União, que disponibiliza orientações quanto às questões trabalhistas e previdenciárias.

PEDRO PAVAN | ESPECIAL


OS DIREITOS - As famílias têm direito de ressarcimento por qualquer tipo de despesa ocorrida em função da tragédia, como auxílio-funeral, auxílio-doença e pensão por morte. Veja o que é uma dessas especificações:

- Auxílio-doença – Destinado ao trabalhador que não possui condições para exercer suas atividades do dia a dia, desde que tenha vínculo empregatício com o INSS (Carteira de Trabalho assinada ou Guia de Contribuição)

- Pensão por morte – O direito é garantido a um filho de vítima ou a um familiar, se for comprovada a relação de dependência financeira da vítima, desde que tenha vínculo empregatício com o INSS (Carteira assinada ou Guia de Contribuição)

- Auxílio-funeral – De responsabilidade da prefeitura. Destinado às famílias que não têm condições financeiras para arcar com esse tipo de despesa

- Indenizações por danos morais e materiais – A ação de danos materiais depende de uma análise por parte da Defensoria Pública.



ANTERIOR

Nenhum comentário:

Postar um comentário