Este Blog retratará o descaso com a Defesa Civil no Brasil; a falta de políticas específicas; o sucateamento dos Corpos de Bombeiros; os salários baixos; a legislação ambiental benevolente; a negligência na fiscalização; os desvios de donativos e recursos; os saques; a corrupção; a improbidade; o crime organizado e a inoperância dos instrumentos de prevenção, controle e contenção. Resta o sofrimento das comunidades atingidas, a solidariedade consciente e o heroísmo daqueles que arriscam a vida e suportam salários miseráveis e péssimas condições de trabalho no enfrentamento das calamidades e sinistros que assolam o povo brasileiro.

sexta-feira, 1 de março de 2013

PAINEL RBS: JOGO DE EMPURRA E EMOÇÃO

ZERO HORA ONLINE 01/03/2013 | 12h43

Jogo de empurra e emoção marcam edição do Painel RBS sobre a tragédia em Santa Maria. Primeira edição gaúcha do evento foi transmitida direto dos estúdios da RBS TV de Porto Alegre


Foto: Fernando Gomes / Agencia RBS


A primeira edição gaúcha do Painel RBS em 2013, realizada nos estúdios da RBS em Porto Alegre nesta manhã, promoveu o debate entre diversos segmentos da sociedade a respeito da tragédia em Santa Maria, na qual morreram 239 pessoas no incêndio da boate Kiss.

Mediado pelo apresentador Tulio Milman, o painel “Depois da tragédia de Santa Maria – O que mudou e o que deve mudar”, contou com a participação dos jornalistas Nilson Vargas, editor-chefe de Zero Hora, Carolina Bahia, colunista do Grupo RBS e Rosane Marchetti, editora da RBS TV.

Saiba mais:
Grupo RBS debate impacto da tragédia em Santa Maria
Schirmer e Michels defendem mudança na legislação para evitar tragédias
Especialistas discordam sobre os responsáveis por tragédia
Representantes relatam mudanças após tragédia em Santa Maria

Com um rodízio de entrevistados, o dinâmico painel colocou em debate temas como a reponsabilidade sobre o acontecido, as mudanças necessárias para que uma fatalidade igual não aconteça e o comportamento da sociedade frente ao poder público.

Poder público

Um mês depois da tragédia, o prefeito de Santa Maria Cezar Schirmer e o secretário de Segurança Pública Airton Michels debateram a respeito da responsabilidade sobre o ocorrido.

— Aquele lugar visto de cima, evidentemente, possuía muito potencial para a tragédia — afirmou Michels.

Além de mudanças na legislação, defendidas por ambos, Schirmer ponderou, ainda, sobre uma necessária revisão na estrutura do Corpo de Bombeiros, definida por ele como "pesada e cara".



Schirmer e Michels, no centro
Foto: Fernado Gomes

— Se os bombeiros fossem responsabilidade do município, já teríamos assumido total culpa pelo que aconteceu — ressaltou Schirmer.

Embora a discussão não tenha descambado para uma troca de acusações gratuita, ficou claro que Estado e prefeitura ainda não chegaram a um denominador comum a respeito da tragédia.

No segundo bloco, dedicado a especialistas em leis e Planos de Prevenção e Combate a Incêndio (PPCI), o debate ficou centrado nas figuras de Luiz Capoani, presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea- RS), e Fernando Rocha, consultor legislativo da Câmara dos Deputados.

Ainda que o subprocurador-geral de Justiça Marcelo Dornelles tenha iniciado a conversa salientando a necessidade de se estabelecer delimitações claras sobre responsabilidades, o debate principal pairou sobre a qualificação de bombeiros e engenheiros envolvidos com o assunto.



Capoani e Dornelles debateram com Rocha, que estava em Brasília
Foto: Lauro Alves



As lacunas nas legislações municipais, apontadas por Dornelles, para Rocha estariam sanadas. O consultor, que falou direto de Brasília, levantou os seguintes pontos: que a responsabilidade final sobre a tragédia seria da prefeitura, que as legislações municipais e estadual e se complementam e que os engenheiros não estariam preparados para trabalhar com combate e prevenção a incêndio.

Capoani, visivelmente contrariado, lembrou que a capacidade do engenheiro analisar questões relacionadas a PPCIs é muito maior que a dos Bombeiros gaúchos, que nem corpo técnico possuem.

Familiares e a cultura brasileira

No bloco de encerramento, marcado pela emoção, a participação de representantes de associações de familiares das vítimas e um antropólogo agregou questões como a necessidade de mudança de comportamento e fiscalização por parte da sociedade.



Oliven e Iglesia
Foto: Lauro Alves

José Iglesias, representante da organização Que No Se Repita, de familiares de vítimas do incêndio na boate República Cromañón, de Buenos Aires, abriu o bloco falando a respeito das poucas mudanças ocorridas na Argentina após a tragédia, mas salientou que a sociedade vizinha ainda se mantém alerta para o assunto.

Segundo Iglesias, a principal mudança de legislação foi apenas a alteração do prazo de uma licença para funcionamento, que antes era renovada anualmente e tornou-se trimestral.

Para Adherbal Alves Ferreira, presidente da recém-criada associação de familiares de vítimas e sobreviventes da tragédia de Santa Maria, todo evento que contasse com muitas pessoas deveria ser fiscalizado de forma imediata, a fim de que sejam evitadas novas tragédias.

Ferreira lamentou ainda a responsabilização dos pais das vítimas pelo ocorrido, salientando que os filhos só iam à boate por acreditarem que o "poder público cuida disso, confiamos no poder público".

O antropólogo e professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) Ruben Oliven, que encerrou esta edição, afirmou que o brasileiro alimenta uma cultura de negação de riscos.

— Se Deus não fosse brasileiro, tragédias como esta seriam corriqueiras — concluiu.

> Confira quem participou como entrevistado:

ALEXANDRE PADILHA, ministro da Saúde

AIRTON MICHELS, secretário da Segurança Pública do Estado

MARCELO DORNELLES, subprocurador-geral de Justiça para Assuntos Institucionais do Ministério Público

CEZAR SCHIRMER, prefeito de Santa Maria

ADHERBAL ALVES FERREIRA, presidente da recém-criada associação de familiares de vítimas e sobreviventes da tragédia de Santa Maria

LUIZ CAPOANI, presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea- RS)

RUBEN OLIVEN, antropólogo e professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

FERNANDO CARLOS WANDERLEY ROCHA, consultor legislativo de Segurança Pública e Defesa Nacional da Câmara dos Deputados

JOSÉ IGLESIAS, representante da organização Que No Se Repita, de familiares de vítimas do incêndio na boate República Cromañón, de Buenos Aires

Nenhum comentário:

Postar um comentário