Este Blog retratará o descaso com a Defesa Civil no Brasil; a falta de políticas específicas; o sucateamento dos Corpos de Bombeiros; os salários baixos; a legislação ambiental benevolente; a negligência na fiscalização; os desvios de donativos e recursos; os saques; a corrupção; a improbidade; o crime organizado e a inoperância dos instrumentos de prevenção, controle e contenção. Resta o sofrimento das comunidades atingidas, a solidariedade consciente e o heroísmo daqueles que arriscam a vida e suportam salários miseráveis e péssimas condições de trabalho no enfrentamento das calamidades e sinistros que assolam o povo brasileiro.

quarta-feira, 20 de março de 2013

OS BOMBEIROS E OS GURIS


ZERO HORA ONLINE 20/03/2013 | 12h37

Moisés Mendes


Quantos professores, estudantes, funcionários da universidade e pessoas que passavam poderiam ter impedido que um aluno veterano de Direito atasse uma corda ao pescoço de uma caloura, desfilando com a moça pelo campus como se fosse uma escrava? Aconteceu na semana passada na Universidade Federal de Minas Gerais.

O trote foi aplicado a uma menina pintada de preto, com um cartaz no peito: Chica da Silva. Outros, da mesma linhagem, faziam saudações nazistas na recepção aos calouros em Belo Horizonte.

Quem tentou ali, na hora, segurá-los? Quem teve o peito de enfrentar os racistas e dizer: aqui, não. Ninguém. Nenhuma autoridade do campus, nenhum professor, nenhum estudante. Pois alguém deveria pelo menos ter tentado.

Em Santa Maria, na hora do horror na boate Kiss, pelo que a polícia suspeita, os bombeiros poderiam ter tentado impedir que os jovens socorressem os amigos. Como muitos entraram no prédio e não voltaram, pode sobrar agora para os soldados.

No dia seguinte à tragédia, conversei com os primeiros bombeiros a chegarem à boate. Era um grupo de homens atordoados. Sentados em roda, na quadra de esportes do quartel, me contaram tudo. Me passaram a convicção de que fizeram o que poderia ter sido feito.

Um detalhe estava presente em todos os relatos: ninguém negava que os jovens participaram ativamente das tentativas de resgate. Na volta a Porto Alegre, conversei com colegas da Redação e repeti várias vezes, como síntese do que ouvi dos soldados: nem bombeiros, nem pais, nem irmãos, nem namoradas, ninguém conseguiria segurar aqueles rapazes.

Investiguem a precariedade com que os bombeiros trabalham, mas deixem os homens que estiveram na Kiss com seus pesadelos. Os guris que retornaram à boate e morreram tentando salvar os amigos formavam um grupo poderoso de valentes. Não havia como contê-los.

Já os covardes de Belo Horizonte, estes sim poderiam ter sido contidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário