Este Blog retratará o descaso com a Defesa Civil no Brasil; a falta de políticas específicas; o sucateamento dos Corpos de Bombeiros; os salários baixos; a legislação ambiental benevolente; a negligência na fiscalização; os desvios de donativos e recursos; os saques; a corrupção; a improbidade; o crime organizado e a inoperância dos instrumentos de prevenção, controle e contenção. Resta o sofrimento das comunidades atingidas, a solidariedade consciente e o heroísmo daqueles que arriscam a vida e suportam salários miseráveis e péssimas condições de trabalho no enfrentamento das calamidades e sinistros que assolam o povo brasileiro.

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

A DEFESA DO PROPRIETÁRIO


ZERO HORA 05 de fevereiro de 2013 | N° 17334

SANTA MARIA, 27/01/2013

A tática da defesa de Kiko


MARCELO GONZATTO

A estratégia de defesa de um dos proprietários da boate Kiss, Elissandro Spohr, o Kiko, utiliza um arsenal de recursos que inclui mobilização em redes sociais, entrevistas e críticas públicas a autoridades.

Conforme especialistas consultados por ZH, a receita empregada pelo advogado Jader Marques tem como base técnicas de criminologia que procuram destacar o lado humano do suspeito e distribuir a culpa entre mais pessoas a fim de buscar um indiciamento menos severo.

No Facebook, um dos instrumentos utilizados pelo advogado, Marques publicou domingo a íntegra de três vídeos de uma entrevista com seu cliente. Ele se queixou de que a versão exibida pelo programa Fantástico, da TV Globo, não mostrou o lado “humano” de Kiko.

O profissional, um dos mais conhecidos criminalistas gaúchos e íntimo do célebre advogado Lia Pires, já falecido, também tem procurado ressaltar a responsabilidade de outros envolvidos no caso, como o Corpo de Bombeiros. O jurista de São Paulo Luiz Flávio Gomes sustenta que a estratégia utiliza duas técnicas principais:

– São técnicas estudadas em criminologia e conhecidas como neutralização e justificação. A intenção é neutralizar o que está sendo dito a respeito do cliente, e justificar alguma coisa que tenha sido feita. Quem tem acesso à mídia, por exemplo, tenta mostrar o lado humano do réu.

Estratégia traz risco de reação negativa

Na avaliação de Gomes, nesse tipo de caso de grande comoção pública, o objetivo do advogado é evitar o enquadramento do cliente por crimes mais graves. Para isso, começam a surgir iniciativas que, mesmo sem estarem publicamente relacionadas à defesa, também cumprem essa missão.

No Facebook, a página Força Kiko, lançada ontem, compartilha as gravações do advogado e mensagens de apoio ao empresário. Outra mobilização virtual busca fazer um vídeo com mensagens favoráveis a ser repassado ao advogado e a Kiko – que poderá receber alta hoje. Ele será encaminhado a uma delegacia e, depois, a um presídio.

Um criminalista gaúcho, que prefere não revelar o nome por razões éticas, sustenta que a estratégia de Marques tem a intenção de atrair simpatia, mas envolve riscos:

– Em um momento de consternação, qualquer frase mal colocada pode resultar em reação negativa.

Procurado à tarde, Marques disse que não falaria à imprensa. Pela manhã, à Rádio Gaúcha, afirmou que não eram utilizados fogos no interior da boate durante as festas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário