Este Blog retratará o descaso com a Defesa Civil no Brasil; a falta de políticas específicas; o sucateamento dos Corpos de Bombeiros; os salários baixos; a legislação ambiental benevolente; a negligência na fiscalização; os desvios de donativos e recursos; os saques; a corrupção; a improbidade; o crime organizado e a inoperância dos instrumentos de prevenção, controle e contenção. Resta o sofrimento das comunidades atingidas, a solidariedade consciente e o heroísmo daqueles que arriscam a vida e suportam salários miseráveis e péssimas condições de trabalho no enfrentamento das calamidades e sinistros que assolam o povo brasileiro.

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

TRAGÉDIA DE SANTA MARIA: LOUCO OU HERÓI


O SUL Porto Alegre, Sexta-feira, 08 de Fevereiro de 2013.

Louco ou herói?


BEATRIZ FAGUNDES

Impossível passar ao largo do desabafo de um ilustre desconhecido que, aparentemente, ousa tirar o véu dos bastidores de sua cidade

O dantesco episódio que assassinou 238 jovens na Boate Kiss, de Santa Maria, não foi apenas mais uma das tantas tragédias produzidas pela negligência, imprudência e impunidade que assolam a nossa pátria. Não! O fato nos levou ao pódio mundial da irresponsabilidade.

Demorou, para aparecer alguém se apresentando ao mundo como morador e conhecedor dos bastidores da cidade que virou manchete global se apresentar ao mundo, dando uma versão mais contundente sobre o massacre. Agora, ele já é conhecido e não poupou palavras para desabafar toda a sua raiva quanto ao episódio do último dia 27 de janeiro, que marcou para sempre a história da cidade com nome de santa.

João Batista Veras postou uma mensagem de 7min24seg, na última sexta-feira, no You Tube, segundo ele, destinada às famílias dos estudantes mortos. Até ontem à noite, cerca de 90 mil pessoas já tinham assistido o vídeo. Na denúncia, em forma de desabafo, o cidadão não se intimidou em afirmar que os esquemas que ele denuncia são conhecidos por todos na cidade. Sem controle, ele admitiu que não tem provas, mas garantiu saber como levantá-las. Louco ou herói?

O futuro responderá a esta indagação que se impõe após a audição da fala do senhor Veras. Nela, ele dispara contra os bombeiros: "O conselho não se preocupa com m... nenhuma, só em reunir os conselheiros, ir para um boteco beber, falar de futebol e cobrar mensalidade dos engenheiros." Quanto à responsabilidade da prefeitura, ele é direto: "Jogo de empurra-empurra. Quem é o responsável por liberação de alvará? Smic (Secretaria Municipal da Produção, Indústria e Comércio). Prefeito é responsável... não adianta fazer corpo mole, prefeito. O Brasil quer seu impeachment... foi negligente, imperícia e usou de imprudência. A prefeitura quebrou. O dano tem que ser reparado, e é onde vai doer na prefeitura: no bolso, 10 milhões, por vítima". Veras chegou a pedir a prisão do prefeito, do comandante da Brigada, do governador e de tantos outros.

Nos últimos dias, já ouvi dezenas de histórias envolvendo Santa Maria e outras cidades. Até mesmo histórias com relação a Porto Alegre. Ninguém desconhece, no setor, a existência de um mundo paralelo que joga um jogo pesado, perigoso, com lances de máfia. Se as prefeituras de verdade resolverem agir na noite, obrigando a todos os empresários a cumprir rigorosamente as legislações vigentes, dizem os experts, sobrarão poucas portas abertas.

Um ex-homem da noite, na região metropolitana, garantiu que teremos festas clandestinas combinadas pelas redes sociais organizadas pelas mesmas forças que mantiveram até hoje as arapucas com fachada de empreendimento legal e seguro, com responsabilidade e respeito a sua clientela. Aparências.

Nenhum comentário:

Postar um comentário