Este Blog retratará o descaso com a Defesa Civil no Brasil; a falta de políticas específicas; o sucateamento dos Corpos de Bombeiros; os salários baixos; a legislação ambiental benevolente; a negligência na fiscalização; os desvios de donativos e recursos; os saques; a corrupção; a improbidade; o crime organizado e a inoperância dos instrumentos de prevenção, controle e contenção. Resta o sofrimento das comunidades atingidas, a solidariedade consciente e o heroísmo daqueles que arriscam a vida e suportam salários miseráveis e péssimas condições de trabalho no enfrentamento das calamidades e sinistros que assolam o povo brasileiro.

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

COMANDO DA BM VAI ABRIR INQUÉRITOS

ZERO HORA ONLINE 30/01/2013 | 13h15

Alvo de críticas, comandante da BM minimiza cobranças de Tarso. Coronel Sérgio Roberto de Abreu atribuiu declarações sobre responsabilidades no incêndio na boate de Santa Maria à perplexidade com a tragédia



Coronel Sérgio Roberto de Abreu concedeu entrevista coletiva no quartel general do comando da Brigada Militar Foto: Tadeu Vilani / Agencia RBS

O comandante-geral da Brigada Militar (BM), coronel Sérgio Roberto de Abreu, considera que as declarações feitas ao longo do domingo, horas após a tragédia em Santa Maria que deixou 235 mortos, podem ter sido interpretadas de outra forma pela opinião pública.

Por tentar eximir a BM e o Corpo de Bombeiros de responsabilidades na liberação do alvará de funcionamento da boate Kiss, Abreu foi alvo de duras críticas do governador Tarso Genro na tarde de terça-feira.

— No momento da comoção, certamente uma ou outra declaração parece soar para a comunidade como se fosse uma coisa absurda — disse o comandante em entrevista coletiva nesta manhã.

Abreu salientou a amplitude da tragédia, "algo que nunca tinha visto em 35 anos" de corporação. No entanto, elogiou a rapidez dos bombeiros no atendimento às vítimas, a mobilização e o acolhimento às famílias.

Vencido desde agosto de 2012, o alvará de funcionamento da boate deveria ser renovado após nova inspeção do Corpo de Bombeiros, que não teria sido feita por "questões administrativas", segundo o comandante, pois "depende da demanda" de Planos de Prevenção Contra Incêndios (PPCI):

— O Corpo de Bombeiros fez a inspeção em 2011 e a espuma (do teto) não estava lá. Também não conheço na legislação a obrigatoriedade de portas de emergência em lados opostos, diz apenas que elas têm de ficar o mais afastado possível.

Ainda de acordo com o coronel, depoimentos de testemunhas relatam a presença de cerca de 1,5 mil pessoas no estabelecimento, mais que o dobro da capacidade máxima permitida:

— Se estivessem somente as 691 pessoas da capacidade, em dois minutos elas teriam saído do local.

O comandante dos bombeiros na Capital, tenente-coronel Adriano Krukoski, garantiu a abertura de dois procedimentos internos para investigar possíveis responsabilidades da corporação. Conforme ele, toda a documentação da Kiss já foi enviada para a Polícia Civil.

— Vamos fazer uma investigação técnica para determinar por que esse sinistro ocorreu. E também abrimos um inquérito policial para avaliar se nossos procedimentos foram adotados corretamente — disse Krukoski.

O tenente-coronel afirmou que o Corpo de Bombeiros já trabalha junto com o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea) para estudar mudanças nas normas de segurança em casas de festas. A corporação busca ainda aumentar o seu poder de polícia para fiscalizar as danceterias.

Um comentário:

  1. O Somatório de governos que se sucedem e não aparelham, não aumentam o número de estações de bombeiro e aumentam as atribuições deixando a segurança pública, ensino, hospitais sucateados mas com a roubalheira generalizada e com isso tendo que aumentar a carga tributária que é brutal e não revertendo em benefício da população e nem no aparelhamento técnico e nem pedagógico, distribuindo as benesses da carga tributária para grupos de baderneiros ao longo deste nosso pais. Revolta querer inputar a culpa somente a Brigada Militar e especificamente ao Corpo de Bombeiros que é a entidade mais séria dentre as organizações.

    ResponderExcluir