Este Blog retratará o descaso com a Defesa Civil no Brasil; a falta de políticas específicas; o sucateamento dos Corpos de Bombeiros; os salários baixos; a legislação ambiental benevolente; a negligência na fiscalização; os desvios de donativos e recursos; os saques; a corrupção; a improbidade; o crime organizado e a inoperância dos instrumentos de prevenção, controle e contenção. Resta o sofrimento das comunidades atingidas, a solidariedade consciente e o heroísmo daqueles que arriscam a vida e suportam salários miseráveis e péssimas condições de trabalho no enfrentamento das calamidades e sinistros que assolam o povo brasileiro.

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

DOR INDESCRITÍVEL

ZERO HORA 29 de janeiro de 2013 | N° 17327

BRASÍLIA | Carolina Bahia



A ideia de uma força-tarefa no Estado para melhorar a legislação de segurança em casas noturnas pode ser o primeiro passo para a criação de uma nova cultura de segurança. Uma lei mais clara, sem brechas e rigorosa é urgente, mas sem fiscalização efetiva será mais uma proposta em vão. A tragédia de Santa Maria sacudiu as prefeituras. Gestores acordaram e anunciaram pente-fino nos estabelecimentos. Se for para valer, certamente haverá muita multa, muito alvará cassado. Na abertura do encontro dos prefeitos em Brasília, a comoção estava no ar. Sentimento amplificado pelas palavras da presidente Dilma, que mais uma vez se emocionou e, com razão, cobrou:

– A dor que presenciei é indescritível. Como poder público, temos que assumir o compromisso de que ela jamais se repetirá.



Luto

Em respeito ao luto pelas vítimas do incêndio em Santa Maria, a cerimônia de abertura do encontro com prefeitos foi cortada pela metade. Dos quatro discursos previstos, sobrou apenas o da presidente da República, que se estendeu por quase uma hora.



Comoção



Na audiência com o prefeito José Fortunati, ontem, no Palácio do Planalto a presidente embargou a voz ao falar sobre as mães que perderam seus filhos na tragédia de Santa Maria. A presidente pediu a Fortunati que, além de garantir apoio aos feridos no incêndio, oferecesse toda a estrutura necessária, inclusive acomodações, aos familiares que acompanham os jovens em atendimento na Capital.


com Caue Fonseca

Colaborou: Kelly Matos

Nenhum comentário:

Postar um comentário