Este Blog retratará o descaso com a Defesa Civil no Brasil; a falta de políticas específicas; o sucateamento dos Corpos de Bombeiros; os salários baixos; a legislação ambiental benevolente; a negligência na fiscalização; os desvios de donativos e recursos; os saques; a corrupção; a improbidade; o crime organizado e a inoperância dos instrumentos de prevenção, controle e contenção. Resta o sofrimento das comunidades atingidas, a solidariedade consciente e o heroísmo daqueles que arriscam a vida e suportam salários miseráveis e péssimas condições de trabalho no enfrentamento das calamidades e sinistros que assolam o povo brasileiro.

quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

FERIDOS NA AVALANCHE DO GRÊMIO

ZERO HORA 31 de janeiro de 2013 | N° 17329

GRÊMIO

Feridos na avalanche



Dezenas de torcedores do Grêmio que comemoravam o gol marcado por Elano contra a LDU, aos 16 minutos do segundo tempo, na Arena, pela primeira fase da Libertadores, caíram no fosso depois que a pressão causada pela avalanche rompeu a grade de proteção. Os torcedores despencaram da arquibancada no momento em que cedeu a estrutura colocada sobre a mureta, justamente para evitar a pressão causada pela avalanche.

O serviço médico de emergência do estádio rapidamente se dirigiu ao local, sendo reforçado por integrantes da Brigada Militar. Pelo menos oito pessoas teriam ficado feridas. Duas jovens foram levadas pela ambulância para atendimento no Hospital de Pronto Socorro, nenhuma delas em estado grave. Uma era a assistente comercial Camila Spiazzi, 24 anos.

– Não vi o que aconteceu. Quando percebi, já estava no chão – afirmou a comerciária, após ser atendida no HPS, na madrugada desta quinta.

A moradora de Esteio teve ferimentos no cotovelo e precisou levar três pontos na cabeça. Ela estava acompanhada da amiga Lílian Vieira, que ficou com o braço preso a um gradil, mas não precisou de atendimentos.

O presidente da Grêmio Empreendimentos, Eduardo Antonini, disse que o incidente lhe surpreendeu:

– Nos preocupa e temos de corrigir. Temos de ter um lugar 100% seguro.

Questionado sobre extinguir a avalanche, Antonini preferiu esperar por um estudo mais detalhado.

– Vamos tomar todas as medidas para que o torcedor tenha segurança. Estamos falando de vidas, não podemos tomar decisão baseado em algo passional – disse Antonini.

A avalanche é uma polêmica constante na Arena. Antes mesmo da inauguração, a BM alertava sobre a falta de segurança do único setor do novo estádio que não dispõe de cadeiras. Oficiais chegaram a pedir a proibição da comemoração, marca tradicional das organizadas tricolores.



Investigação


O coronel Alfeu Freitas, comandante de policiamento na Capital, afirmou que uma investigação definirá os responsáveis pelo incidente da noite de ontem:

– Vamos conduzir uma investigação e alguém terá de ser responsabilizado por isso. A polícia fará a perícia no local e determinará as causas desse problema. A apuração dos fatos vai ser conduzida pela Polícia Civil, e, paralelamente, o Corpo de Bombeiros fará uma investigação para avaliar a parte de estrutura e engenharia.

COMENTÁRIO DO BENGOCHEA - É MAIS UM EXEMPLO DE DESCASO E IRRESPONSABILIDADE NAS QUESTÕES DE SEGURANÇA E DEFESA CIVIL. O Comandante do CPC e os oficiais bombeiros receberam críticas contundentes e afrontosas quando tentaram impedir a avalanche do Grêmio na Arena. Todos aqueles que fizeram estas críticas e que defenderam as justificativas falaciosas e criminosas deveriam ser responsabilizados pelo ocorrido de ontem. As autoridades precisam ser fortalecidas pelas leis, pela justiça e pelo conhecimento técnico que possuem. Chega de apadrinhar erros e intervenções indevidas em questões técnicas, pois vidas humanas estão sendo perdidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário