Este Blog retratará o descaso com a Defesa Civil no Brasil; a falta de políticas específicas; o sucateamento dos Corpos de Bombeiros; os salários baixos; a legislação ambiental benevolente; a negligência na fiscalização; os desvios de donativos e recursos; os saques; a corrupção; a improbidade; o crime organizado e a inoperância dos instrumentos de prevenção, controle e contenção. Resta o sofrimento das comunidades atingidas, a solidariedade consciente e o heroísmo daqueles que arriscam a vida e suportam salários miseráveis e péssimas condições de trabalho no enfrentamento das calamidades e sinistros que assolam o povo brasileiro.

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

QUE NÃO SE REPITA!

ZERO HORA 29 de janeiro de 2013 | N° 17327

SANTA MARIA, 27/01/2013

Dilma, a prefeitos: “Que não se repita”

CAUE FONSECA

O clima ficou evidente pela seriedade com que o minuto de silêncio foi encarado.

Por rigorosos 60 segundos, ouviu-se apenas o clique das máquinas fotográficas em direção à ainda comovida presidente Dilma Rousseff, anfitriã do encontro em que representantes de centenas de municípios de todo o Brasil tinham em mente apenas um.

Após a tragédia na madrugada de domingo, em Santa Maria, o Planalto chegou a cogitar o cancelamento do Encontro Nacional de Novos Prefeitos e Prefeitas, iniciado ontem e que se estende até amanhã, em Brasília.

Além da impossibilidade logística de reagendar um evento para o qual foram convidados todos os 5.565 prefeitos e prefeitas eleitos, terminou tendo um aspecto positivo a realização do encontro logo após o trauma.

– No fim das contas, o discurso de Dilma serviu para alertar os prefeitos da responsabilidade de todos nós nessa questão. Como ela mesma disse, todo mundo leva daqui a missão de que isso não pode se repetir – salientou o prefeito de Canoas, Jairo Jorge (PT), que, como os demais representantes do Estado, passou o dia agradecendo condolências em diferentes sotaques.

Discreta nas declarações até ontem, a presidente fez um discurso emocionante após a passagem por Santa Maria, no domingo, em que declarou ter presenciado uma “dor indescritível”:

– Eles eram jovens, tinham sonhos, poderiam ser nossos futuros prefeitos, prefeitas, presidentes ou presidentas, futuros cientistas, agrônomos, juízes, filhos, filhas, netos, netas de cada um de nós. Mas infelizmente não tiveram a oportunidade de cumprir os sonhos de cada mãe, de cada pai.

Investimentos de R$ 66,8 bi

No discurso, a presidente se adiantou aos prefeitos e abriu o debate para definir o destino de R$ 66,8 bilhões em recursos da União. Entre outros investimentos, ela anunciou novidades no programa Minha Casa, Minha Vida, que abrirá seleção específica para 135 mil moradias em municípios de até 50 mil habitantes.

As medidas do governo federal em relação ao atendimento às vítimas da tragédia em Santa Maria afetaram um dos principais painéis do evento, destinado a prefeitas e vice-prefeitas e focado em políticas para as mulheres. As ministras do primeiro escalão, Gleisi Hoffmann (Casa Civil), Miriam Belchior (Planejamento) e Ideli Salvatti (Relações Institucionais) puderam apenas se apresentar.

Dilma se reuniu em particular com prefeito de Porto Alegre, José Fortunati (PDT). O evento fora da agenda acabou fazendo com que Fortunati se atrasasse, e fosse o único dos prefeitos de capitais ausentes ao palco. Também não esteve no evento o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

Ele, assim como o pensamento de todos, ficou em Santa Maria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário