Este Blog retratará o descaso com a Defesa Civil no Brasil; a falta de políticas específicas; o sucateamento dos Corpos de Bombeiros; os salários baixos; a legislação ambiental benevolente; a negligência na fiscalização; os desvios de donativos e recursos; os saques; a corrupção; a improbidade; o crime organizado e a inoperância dos instrumentos de prevenção, controle e contenção. Resta o sofrimento das comunidades atingidas, a solidariedade consciente e o heroísmo daqueles que arriscam a vida e suportam salários miseráveis e péssimas condições de trabalho no enfrentamento das calamidades e sinistros que assolam o povo brasileiro.

domingo, 27 de janeiro de 2013

ESTOU EM ESTADO DE CHOQUE


Jovens que estavam na boate relatam como foi o incêndio em Santa Maria. ‘Estou em estado de choque’, disse uma menina à Globo News


O GLOBO
Atualizado:27/01/13 - 12h25



RIO — Os sobreviventes do incêndio em uma boate de Santa Maria (RS), que deixou mais de 200 mortos, deram depoimentos sobre a tragédia ao “Diário de Santa Maria” e o canal a cabo “Globo News”. Veja os relatos:

Segurança da boate, Rodrigo Moura, de 20 anos, estava no palco no momento em que o sinalizador foi disparado. Ele conta que pegou um instintor de incêndio para conter as chamas, mas instrumento não funcionou. Segundo ele a boate estava com lotação máxima, que seria entre mil e duas mil pessoas.

Uma jovem que não quis se identificar contou que após o disparo de um fogo de artifício houve um clarão muito grande seguido de uma fumaça preta. As pessoas começaram a se desesperar e, na tentativa de fugir, algumas caíram no chão e foram pisoteadas. Ela conta que só conseguiu se salvar porque estava próxima da única porta do prédio.

Ezequiel Corte Real, 23 anos, estava na boate quando o incêndio começou. Ele conta que ajudou muitos a saírem, mas admite que foi muito difícil se salvar. “Eu só consegui sair porque sou muito forte”, disse ao “Diário de Santa Maria”.

O bancário Alberto Tessmez, de 35 anos, estava dando voltas de carro pela cidade com amigos quando percebeu a movimentação em frente a boate Kiss, na Rua dos Andradas. Ele contou que ajudou pelo menos 50 pessoas a sair da boate. Segundo ele, a fumaça era muito densa, o que dificultou na retirada das pessoas.

A estudante Taynne Vendrúsculo contou para a “Globo News” que só conseguiu sair da boate porque estava perto da porta de saída. Ela conta que as pessoas que estavam perto do palco não conseguiram deixar a casa noturna. “Um amigo viu o fogo. Saímos rápido, dentro de dois minutos após o incêndio Foi muito rápido para o fogo se alastrar. Saímos e fomos para o estacionamento de um supermercado, que fica em frente. Temíamos alguma explosão” contou a menina à emissora, que disse ainda que estava em estado de choque. “Não consigo saber notícias de três amigos, se eles estão bem ou não. Foi tudo rápido”.

Luana Santos Silva, 23 anos, contou para a “Globo News” que o fogo se alastrou muito rapidamente: “Olhamos para o teto e estava começando o fogo. Foi um amigo nosso que nos mostrou. Então, nós começamos a sair, mas não dei muita bola no início. Minha irmã que me puxou. Saí arrastada pelo chão. E foi só atravessar a rua que começou a sair muita fumaça e aí começou a sair o pessoal desesperado, gente machucada”.


Tragédia no RS é noticiada pela imprensa internacional. Incêndio em boate deixou ao menos 245 mortos

O GLOBO
Atualizado:27/01/13 - 11h57




“El Pais” traz incêndio na manchete do site Reprodução da internet


RIO - O incêndio na boate Kiss, em Santa Maria (RS), que deixou ao menos 245 mortos recebe destaque nas edições digitais de grandes jornais internacionais na manhã deste domingo. O espanhol “El Pais” traz na manchete de seu site “Dezenas de mortos em incêndio em uma discoteca no sul do Brasil”.

O jornal diz que há semelhança entre a dificuldade dos jovens saírem da boate do RS e a tragédia no estádio Madrid Arena, no fim do ano passado, quando três jovens que festejavam o Halloween na capital espanhola, morreram pisoteados.

A rede britânica BBC informa comobreaking news que “Dezenas morrem em incêndio no sul do Brasil”. O tablóide britânico “Daily Mirror” fala em “inferno” e “cenas de horror” ao destacar que o fogo na boate Kiss começou com show pirotécnico de uma banda. O jornal traz relatos de vítimas sobre os momentos de horror inalando fumaça ao tentar sair do local. O incêndio provocou pânico e muitas pessoas não conseguiram ter acesso à saída de emergência.

Já o jornal francês “Le Monde” também dá destaque à tragédia com “Brasil: incêndio mortífero em boate”, em que relata que a maior parte das pessoas morreu asfixiada. No “El Mundo”, o destaque é para o número de pessoas que estavam no local na hora da tragédia, cerca de 2000.





Nenhum comentário:

Postar um comentário