Este Blog retratará o descaso com a Defesa Civil no Brasil; a falta de políticas específicas; o sucateamento dos Corpos de Bombeiros; os salários baixos; a legislação ambiental benevolente; a negligência na fiscalização; os desvios de donativos e recursos; os saques; a corrupção; a improbidade; o crime organizado e a inoperância dos instrumentos de prevenção, controle e contenção. Resta o sofrimento das comunidades atingidas, a solidariedade consciente e o heroísmo daqueles que arriscam a vida e suportam salários miseráveis e péssimas condições de trabalho no enfrentamento das calamidades e sinistros que assolam o povo brasileiro.

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

COMOÇÃO MUNDIAL


ZERO HORA 28/01/2013

SANTA MARIA 27/01/2013


A tragédia de Santa Maria ocupou espaço nobre em sites de jornais, revistas e televisões estrangeiras. Ontem, competiu com a recente eleição em Israel e o aniversário, com novas mortes, de um ano da onda de protestos que derrubou Hosni Mubarak no Egito. Foi triste destaque mundial.

Além de reportagens, com o relato detalhado do incêndio, alguns sites internacionais preocuparam-se em criar áreas especiais em suas capas para o incidente, com extenso material. Com galerias de fotos e convites à participação dos leitores, como se viu na rede CNN, dos EUA, os portais se concentraram no Brasil.

Por mais que todos trouxessem material meramente narrativo, que buscava elucidar os detalhes da tragédia, alguns meios de comunicação tentavam estabelecer uma conexão com os grandes eventos que o Brasil sediará nos próximos anos, como a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016.

Horror e Copa na ótica inglesa

Requisitada a aparecer em programas de rádio e televisão da rede britânica BBC, na Inglaterra, a diretora de redação da BBC Brasil, Juliana Iootty, revelou o teor dos principais questionamentos dos britânicos:

– Eles queriam saber quantas pessoas morreram e quais eram os próximos passos. Mas também procuravam informações sobre a questão de estrutura para a Copa e a Olimpíada, se isso tinha alguma relação – disse a ZH, desde Londres.

A Reuters, uma das maiores agências de notícias do mundo, foi outra a relacionar o incidente com a organização dos eventos esportivos. Lembrou que há atenção especial voltada ao Brasil na questão da reação a situações emergenciais.

Em Porto Alegre, na Redação de ZH, os editores Carlos Guilherme Ferreira e Gabrieli Chanas ajudaram a conectar o Estado ao mundo.

– Entrei ao vivo em emissoras da Espanha, dos Estados Unidos, da Inglaterra, da Austrália e da Argentina. Os radialistas de Buenos Aires entendiam a dor e faziam comparações com o incêndio da boate de Buenos Aires, que em 2004 causou a morte de 194 pessoas. Eles sofreram junto com os gaúchos – conta Gabrieli.


ZERO HORA 28/01/2013

Secretário-Geral da ONU lamenta mortes no incêndio em Santa Maria

Nota foi publicada pelo porta-voz de Ban Ki-moon na noite deste domingo. O Porta-Voz do Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, publicou neste domingo uma declaração sobre as mortes no incêndio em Santa Maria.

Leia o pronunciamento:

“O Secretário-Geral ficou abalado ao saber do trágico incêndio que ocorreu ontem [sábado 26] à noite em uma boate na cidade de Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil. Ele ficou especialmente comovido com a notícia do grande número de jovens, incluindo estudantes universitários, que segundo relatos faleceram como resultado do fogo. O Secretário-Geral expressa suas condolências às famílias e amigos daqueles cujas vidas foram perdidas, bem como ao Governo e ao povo brasileiro, neste momento de luto nacional.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário