Este Blog retratará o descaso com a Defesa Civil no Brasil; a falta de políticas específicas; o sucateamento dos Corpos de Bombeiros; os salários baixos; a legislação ambiental benevolente; a negligência na fiscalização; os desvios de donativos e recursos; os saques; a corrupção; a improbidade; o crime organizado e a inoperância dos instrumentos de prevenção, controle e contenção. Resta o sofrimento das comunidades atingidas, a solidariedade consciente e o heroísmo daqueles que arriscam a vida e suportam salários miseráveis e péssimas condições de trabalho no enfrentamento das calamidades e sinistros que assolam o povo brasileiro.

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

FORÇA-TAREFA FAZ BLITZ EM CASAS DE PORTO ALEGRE

ZERO HORA 30 de janeiro de 2013 | N° 17328

SANTA MARIA, 27/01/2013


A tragédia na boate Kiss em Santa Maria ocasionou o anúncio de uma série de ações de fiscalização por todo o Brasil. Em São Paulo, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) afirmou que todas as casas noturnas com mais de mil metros quadrados serão vistoriadas por equipes do Corpo de Bombeiros. Blitze semelhantes foram anunciadas no Pará, em Goiás, no Paraná, em Pernambuco e no Amazonas.

Em Porto Alegre, uma força-tarefa reunindo diferentes secretarias e departamentos da prefeitura, além do Corpo de Bombeiros, começou ontem à noite – sem prazo para terminar. O foco é a prevenção contra incêndio.

Além das 48 casas noturnas com alvará, serão vistoriadas as que não têm o documento. O cronograma não é divulgado pela prefeitura, já que a intenção é chegar de surpresa aos estabelecimentos.

As duas primeiras casas visitadas foram a Nega Frida, na João Alfredo, e a Casa Blanka, na Marechal Floriano. Entre os itens de segurança, foram analisados prazo de validade dos extintores, quantidade de saídas de emergência e iluminação de cada uma delas. A existência de obstáculos no caminho até as portas de escape também foi checada.

Na Casa Blanka, três botijões de gás foram apreendidos pelos bombeiros por estarem sobre um mezanino de madeira. A casa permanece aberta, mas sem autorização para cozinhar. O prazo para que uma solução à irregularidade seja apresentada é de 48 horas. À fiscalização, o responsável concordou em fazer a readequação no prazo determinado.

– A ação da prefeitura foi motivada pela tragédia. O prefeito José Fortunati fez esse pedido para tranquilizar a população – explicou o secretário municipal da Produção, Indústria e Comércio, Humberto Goulart.

Nenhum comentário:

Postar um comentário