Este Blog retratará o descaso com a Defesa Civil no Brasil; a falta de políticas específicas; o sucateamento dos Corpos de Bombeiros; os salários baixos; a legislação ambiental benevolente; a negligência na fiscalização; os desvios de donativos e recursos; os saques; a corrupção; a improbidade; o crime organizado e a inoperância dos instrumentos de prevenção, controle e contenção. Resta o sofrimento das comunidades atingidas, a solidariedade consciente e o heroísmo daqueles que arriscam a vida e suportam salários miseráveis e péssimas condições de trabalho no enfrentamento das calamidades e sinistros que assolam o povo brasileiro.

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

HEROISMO DOS BOMBEIROS

CORREIO DO POVO - 30JAN2013

OPINIÃO Página 2O


Mais uma vez, na tragédia de Santa Maria, os bombeiros mostraram que são verdadeiros heróis que arriscam suas vidas no cotidiano em defesa de seus semelhantes. Estiveram de novo entre os primeiros a chegar e os últimos a sair, atuando de forma corajosa e despojada.

Desde o momento em que foram chamados, juntamente com valentes anônimos que acorreram ao local, não mediram esforços para realizar o salvamento dos jovens que lá estavam, tendo, felizmente, obtido êxito em incontáveis casos. Dessa forma, merecem o permanente reconhecimento da população gaúcha.

Agora, depois do ocorrido, está aberto o período de apuração das responsabilidades dos fatos. Entretanto, é preciso que num momento de dor e de perplexidade, haja bom senso na hora de fazer projeções sobre eventuais culpados, até porque já há uma investigação sendo feita.

A necessidade de dar uma resposta rápida para as famílias e para a sociedade não deve ser sobreposta por ilações desprovidas de maior reflexão.

Com a dor e perplexidade atingindo a comunidade gaúcha, surgiram vozes que, na pressa de encontrar culpados em meio ao luto, buscaram correlacionar o trabalho dos bombeiros com os fatos trágicos. Nada mais distante da realidade. Como se sabe, tudo indica que o Corpo de Bombeiros, segundo nota oficial emitida pelo Comando-Geral da Brigada Militar, realizou as notificações previstas na legislação, tanto que havia um processo em tramitação para renovação do alvará.

Se a legislação é omissa e pródiga, é notório o esforço dos bombeiros para aperfeiçoá-la, subsidiando legisladores e autoridades competentes. Também é de domínio público que os bombeiros são atuantes na visitação de prédios, casas comerciais, condomínios, locais públicos, Sempre sugerindo e determinando melhorias, num trabalho preventivo admirável. Muitos sinistros têm sido evitados por essa atuação efetiva.

Assim, não é cabível que se queira dar pechas indevidas para um órgão de tão relevantes serviços prestados à sociedade gaúcha.

NOTA: matéria indicada via face por Evaldo Júnior

Nenhum comentário:

Postar um comentário