Este Blog retratará o descaso com a Defesa Civil no Brasil; a falta de políticas específicas; o sucateamento dos Corpos de Bombeiros; os salários baixos; a legislação ambiental benevolente; a negligência na fiscalização; os desvios de donativos e recursos; os saques; a corrupção; a improbidade; o crime organizado e a inoperância dos instrumentos de prevenção, controle e contenção. Resta o sofrimento das comunidades atingidas, a solidariedade consciente e o heroísmo daqueles que arriscam a vida e suportam salários miseráveis e péssimas condições de trabalho no enfrentamento das calamidades e sinistros que assolam o povo brasileiro.

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

HORROR EM NOVE PASSOS

ZERO HORA 28 de janeiro de 2013 | N° 17326


SANTA MARIA, 27/01/2013


As famílias dos mais de 230 mortos esperam respostas. O governador Tarso Genro resumiu o que diversas autoridades disseram ao longo do domingo, ao afirmar que investigações foram abertas e responsabilidades serão apuradas. Divergências e informações desencontradas, no entanto, mostram que a missão de apontar as causas da tragédia e de identificar culpados não será simples.

Questões básicas, como se a boate deveria ou não ter saída de emergência, permanecem sem explicação, apesar de estarem claramente previstas em lei.

Após ouvir especialistas, Zero Hora listou nove pontos que devem permear as investigações a cargo da Polícia Civil e do Corpo de Bombeiros.

O trabalho científico do Departamento de Criminalística revelará as causas físicas do incêndio. Restará aos demais personagens desta investigação indicar quem falhou nos processos que poderiam ter evitado a tragédia.







MP estuda pedir prisão dos donos

O Ministério Público está analisando a possibilidade de pedir a prisão dos donos da boate Kiss, de integrantes da banda Gurizada Fandangueira e de outros envolvidos no episódio.

A promotora criminal de Santa Maria Waleska Flores Agostini está estudando, desde o final da tarde de ontem, um possível pedido de prisão. Os sócios da boate são Mauro Londero Hoffmann e Elissandro Callegaro Spohr. Uma das hipóteses para o começo do incêndio é de que um dos integrantes da banda tenha usado uma espécie de sinalizador, que pode ter causado faíscas e dado início ao fogo.

A banda Gurizada Fandangueira também costuma se apresentar usando efeito pirotécnico conhecido como sputnik. As duas situações são proibidas em locais fechados.


Advogados dizem que boate estava em situação regular


O grupo de advogados associados Kümmel & Kümmel divulgou, ontem à noite, uma nota de solidariedade e pesar em nome da boate Kiss e se colocou à disposição das autoridades para ajudar nas investigações. Confira a íntegra do texto:

NOTA DE SOLIDARIEDADE E DE PESAR

A Boate Kiss, por sua direção, vem a público manifestar a todas as famílias das vítimas o seu maior sentimento de dor e de solidariedade em decorrência da lamentável tragédia, ocorrida nesta madrugada (domingo), nas suas dependências.

A bem da verdade diante dos inúmeros boatos a respeito do ocorrido, deseja esclarecer que a situação da empresa se encontra regular, contando com todos os equipamentos previsíveis e necessários para o sistema de proteção e combate contra o incêndio, aprovado pelo Corpo de Bombeiros, adequado às necessidades da casa e de seus frequentadores.

A direção da empresa, por seu turno, já se colocou à inteira disposição das autoridades para fornecer todos os documentos necessários à apuração dos fatos, que restarão devidamente esclarecidos no curso da investigação.

Lamentamos, sinceramente, a extensão da tragédia que excedeu a toda a normalidade e previsibilidade de qualquer atividade empresarial, creditando o terrível acontecimento a uma fatalidade que somente Deus tem condições de levar o consolo e o conforto espiritual que desejamos a todos os familiares e ao povo santa-mariense, gaúcho e brasileiro.












Nenhum comentário:

Postar um comentário