Este Blog retratará o descaso com a Defesa Civil no Brasil; a falta de políticas específicas; o sucateamento dos Corpos de Bombeiros; os salários baixos; a legislação ambiental benevolente; a negligência na fiscalização; os desvios de donativos e recursos; os saques; a corrupção; a improbidade; o crime organizado e a inoperância dos instrumentos de prevenção, controle e contenção. Resta o sofrimento das comunidades atingidas, a solidariedade consciente e o heroísmo daqueles que arriscam a vida e suportam salários miseráveis e péssimas condições de trabalho no enfrentamento das calamidades e sinistros que assolam o povo brasileiro.

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

DESPERTADOR NO CONGRESSO


Interrompido um "dolce far niente" entre chamas, fumaça e cadáveres
 WANDERLEY SOARES, O SUL, 30/01/2013


Membros do Congresso Nacional, com a tragédia de Santa Maria, foram acordados para o fato de que o Brasil não tem uma legislação nacional de proteção contra incêndio. Outras tragédias que ocorreram no País, inclusive em Porto Alegre, não tiveram força suficiente para tirar suas excelências de um "dolce far niente" entre chamas, fumaça e cadáveres. Evidentemente que estruturas preventivas, rigorosamente eficientes contra incêndios, pesa significativamente sobre os custos de obras imobiliárias da menor a de maior dimensão. Nisso está um jogo de poder e de dinheiro, o que resulta no absurdo da inexistência de uma legislação direcionada à vida dos cidadãos. O Poder Público, quando se discute segurança pública, se concentra num mantra que procura adormecer a consciência de incautos: "violência e criminalidade são males próprios da humanidade." Olvida, dolosamente, o governante que a irresponsabilidade de quem dirige uma comunidade está no campo da violência.
Rotina de emergência
Tudo o que deveria ser uma rotina do Poder Público, incluso o Ministério Público, passa a ser feito em caráter emergencial, na Capital e no interior do Estado, depois da tragédia de Santa Maria. Sugiro que não esqueçam das salas de cinema e de que algumas arapucas funcionam durante o dia.
Espelunca
Se bem lembro, lá pelo final do governo Germano Rigotto, apontei um antro de entretenimento que funcionava no litoral gaúcho sem o alvará dos bombeiros e que chegava a reunir sete mil jovens. O dono da espelunca - se não tem alvará, a casa nada mais é do que uma espelunca - não gostou, mas rapidamente providenciou em quebrar o seu galho.
Truque do 99
Casas comerciais oferecem mercadorias diversas com o truque do 99. A ideia foi institucionalizada desde o advento das pequenas lojas de R$ 1,99 e que tem prolongamento definitivo, paralelo a sempre presente propaganda enganosa, em estabelecimentos de grande porte. Ocorre que não existe moeda de um centavo.
Dieta
A salada mista que mistura o público com o privado, tão ao gosto da mesa de alguns poderosos, que resulta em despesas para o erário, nada mais é do que crime de improbidade. Cabe ao Ministério Público, com seus mil olhos, a formalização das denúncias.
Porte de incêndio
Um homem saca de sua pistola e faz disparos a esmo e causa mortes. A autoridade ameniza o episódio ao revelar que o pistoleiro se encaminhava para a polícia para renovar seu porte de arma. A partir disso, interpreto a declaração do coronel, professor e intelectual Sérgio Roberto Abreu. Segundo ele, que ainda é comandante-geral da Brigada Militar, a boate Kiss poderia seguir em funcionamento, pois encaminhara um plano para assegurar as festinhas da casa. O governador Tarso Genro desautorizou a palavra de seu comandado. No entanto, o que foi dito está dito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário